Connect with us

Qual é a diferença entre tintas solvente, eco-solvente, látex e UV?

escolhendo impressoras

Impressoras

Qual é a diferença entre tintas solvente, eco-solvente, látex e UV?

Photo: Shutterstock

Qual é a diferença entre tintas solvente, eco-solvente, látex e UV?

Explicação fácil da composição das tintas a jato de tinta e como funcionam as impressoras de grande formato.

A impressão a jato de tinta de grande formato é uma indústria multibilionária. E desde que as primeiras impressoras a jato de tinta comerciais foram lançadas na década de 1980, as tintas e a tecnologia das máquinas jato de tinta têm evoluído constantemente.

O mercado hoje está inundado com dezenas de empresas que vendem uma variedade de modelos de impressoras. E mais importante, todos esses modelos diferentes implementam diferentes tecnologias de tinta.

Operadores de gráficas (e vendedores de máquinas) usam casualmente termos como tintas UV, dot gain, pigmentos, DPI, CMYK, cabeçotes de impressão, solvente, etc., etc. E para os não iniciados, esses termos podem se tornar um pouco avassaladores.

Mas, honestamente, a tecnologia por trás das tintas a jato de tinta não é tão complexa assim. E a maioria das impressoras trabalha com alguns princípios comuns.

  • Você tem alguma tinta que está em forma líquida.
  • Você precisa de um mecanismo para disparar esse líquido na mídia de impressão.
  • A tinta gruda e seca sobre a referida mídia.
  • Uma imagem é formada.

Agora, enquanto as etapas acima simplificaram todo o processo, o ponto que estou tentando fazer é que a tecnologia de impressão a jato de tinta é muito fácil de entender.

E eu criei este post para cortar todo o jargão e explicar como ela funciona.

Atualmente, existem basicamente cinco tipos diferentes de tintas usadas no setor comercial de impressão por pagamento. E estes são:

  1. Tintas solventes
  2. tintas ecossolventes
  3. tintas UV ou ultravioleta
  4. Tintas aquosas
  5. Tintas látex

E é aqui que começa toda a confusão.

Muitos dos meus clientes enfrentam uma pergunta sobre a diferença entre, digamos, uma impressão com tinta solvente e eco-solvente.

Jogue tintas látex e UV nessa mistura, e as coisas começam a ficar ainda mais confusas. Algumas pessoas até se perguntam sobre impressões de tinta aquosa. (Uma formulação de tinta amplamente obsoleta)

Agora, a maioria dos escritórios de impressão de grande porte terá não uma, mas várias impressoras a jato de tinta de grande formato prontas para produzir os trabalhos de seus clientes. E essas máquinas quase certamente implantarão os diferentes tipos de química de tinta listados acima.

Agora se torna um pouco desafiador para o cliente final que solicita trabalhos de impressão determinar qual tinta funciona melhor para eles.

E se você é um empresário que deseja comprar uma impressora de grande formato, torna-se ainda mais importante para você entender completamente os recursos e as diferenças entre os vários tipos de tintas de impressão a jato de tinta disponíveis hoje.

Portanto, o objetivo principal deste post é ajudá-lo a entender a diferença entre tintas solventes, eco-solventes, látex, UV e aquosas.

Eu dividi este artigo em três partes separadas para ajudá-lo a entender o assunto.

Parte A: Como funcionam as impressoras a jato de tinta de grande formato

Se você é novo no mundo da impressão, recomendo fortemente que você leia esta seção.

Aqui discutimos os seguintes tópicos:

  1. O que são impressoras de grande formato?
  2. Os princípios de engenharia que regem uma impressora a jato de tinta
  3. O mecanismo das cabeças de impressão
  4. Quatro componentes de cores – CMYK
  5. DPI (um parâmetro para resoluções de imagem)
  6. Dot Gain e como isso afeta o seguinte tópico
  7. Revestido vs. Papel não revestido para impressão
  8. Caminho do papel/mídia em uma impressora de grande formato.

Parte B: Transportadores e Corantes – Os Dois Componentes Principais das Tintas Inkjet

As tintas para jato de tinta são compostas de vários produtos químicos. Mas existem dois componentes principais comuns a todos os diferentes tipos, independentemente de serem solventes, látex, UV ou corantes.

Esses dois componentes são o ‘transportador’ e o ‘corante’.

E, em grande medida, a mistura do transportador e do corante determina as propriedades e capacidades das várias tintas que discutiremos.

Parte C: Os 5 Principais Tipos de Tintas – Suas Propriedades e Diferenças

Esta seção forma a principal principal do artigo. Aqui, analisamos detalhadamente os cinco principais tipos de tintas para jato de tinta. Ou seja, tintas solventes, eco-solventes, tintas UV, corantes e látex.

Discutiremos as vantagens (e desvantagens) de cada uma dessas tintas e veremos a qual segmento/aplicação elas atendem.

Também tentarei listar os custos e o nível de conhecimento necessário para trabalhar com esses diferentes sistemas de tinta.

Agora, se você estiver com pressa, basta clicar aqui para ver um gráfico listando as principais diferenças entre essas tintas.

Além disso, se você já trabalhou com impressoras de grande porte antes, pode pular a primeira seção, explicando o funcionamento da mesma.

Sinta-se à vontade para pular direto para o artigo sobre composição de tintas para jato de tinta.

O que são impressoras jato de tinta de grande formato e como elas funcionam?

As lojas de impressão usam máquinas de impressão gigantescas de tamanho industrial para produzir os trabalhos de seus clientes.

E essas máquinas imprimem banners, painéis, cartazes, adesivos, impressões em vinil, papéis de parede, placas de lojas, placas de trânsito, placas de segurança, películas de vidro para decoração de interiores, impressões de marcas de veículos, e por ai vai…

Agora, como o nome sugere, as impressoras de grande formato são implantados principalmente para imprimir trabalhos que podem atingir dezenas de metros.

Além de serem de grande porte, também são extremamente rápidas. E elas também produzem imagens em resoluções muito altas.

Você pode medir a precisão dos jatos de tinta modernos em mícrons.

Deixe-me enumerar rapidamente essas três características mais uma vez, pois retornarei a elas mais adiante neste artigo.

  1. Impressões em tamanho grande
  2. Altas velocidades
  3. E incríveis resoluções de impressão.

Mas, apesar de toda a sua velocidade e qualidade, uma impressora industrial de grande formato funciona com os mesmos princípios básicos que regem as jatos de tinta em nossas casas e escritórios.

E para entender a diferença entre as tintas a jato de tinta, primeiro precisamos ver como essas máquinas de impressão realmente funcionam.

Como funcionam as impressoras a jato de tinta?

Uma impressora jato de tinta pode ser dividida em três componentes.

  • O mecanismo de alimentação de mídia responsável por empurrar o papel para frente, à medida que ele é impresso.
  • Cabeças de impressão que se movem lateralmente ao longo da largura do papel/mídia, criando uma imagem na superfície do mesmo, à medida que avança.
  • Tintas que alimentam as cabeças de impressão dos tanques superiores. Mas esse mecanismo simplista esconde uma engenharia bastante inteligente, como veremos nos parágrafos subsequentes.

Cabeças de impressão

Em sua essência, toda impressora a jato de tinta possui cabeçotes de impressão.

Essas cabeças têm milhares de bicos microscópicos em uma extremidade. E há um tubo de alimentação de tinta no cabeçote de impressão do lado oposto.

A tinta líquida armazenada em um cartucho ou tanque de tinta é fornecida ao cabeçote por cima.

O cabeçote de impressão puxa a tinta líquida dos cartuchos/tanques de tinta e, em seguida, pulveriza essa tinta através de seus pequenos bicos em uma folha de papel que passa por baixo.

As impressoras comerciais geralmente têm quatro cabeças, cada uma contendo quatro cores primárias: CMYK. Essas quatro letras representam as cores Ciano, Magenta, Amarelo e Preto, respectivamente. E uma combinação dessas quatro cores pode criar praticamente qualquer tom no espectro de cores.

A teoria das cores em si é um assunto vasto que está além do escopo desta discussão. Basta dizer que essas quatro cores são misturadas como as tintas na paleta de um artista para criar novos tons e matizes no momento da impressão.

E quando misturado em diferentes proporções, uma combinação de CMYK pode recriar fielmente todas as cores necessárias para reproduzir as imagens em nossas impressões.

DPI – Imagens feitas de pontos individuais

Agora, como mencionei antes, nossas cabeças de impressão têm centenas, senão milhares, de pequenos bicos dispostos em uma matriz em sua superfície inferior. Cada gota de tinta que sai desses bicos cria um único ponto na mídia de impressão.

Pense em cada jato de tinta como um Holi / Rangpanchami pichkaari, espremendo água colorida em alta pressão. Essas gotas coloridas de tinta caem na mídia abaixo e secam rapidamente para criar um único ponto no substrato.

Coloque um número suficiente desses pontos suficientemente próximos e eles formam o texto e as imagens que vemos.

O melhor exemplo disso seriam as imagens que vemos nos jornais. Esses diários são impressos em resoluções bastante baixas e as fotos são bastante granuladas. Coloque uma lupa sobre uma imagem em um jornal e você poderá distinguir facilmente os pontos individuais que formam a fotografia geral.

Por outro lado, esses pontos não são tão facilmente visíveis nas fotografias impressas em uma revista premium ou revista em quadrinhos. Isso ocorre porque os pontos nesta imagem são muito mais finos/menores.

Sem entrar em detalhes técnicos, este exemplo de imagens grosseiras impressas em um jornal versus fotos de alta resolução em uma revista brilhante mostra que a capacidade de uma impressora de criar pontos menores resulta no seguinte:

Se o cabeçote de impressão puder criar um tamanho de ponto menor, você poderá embalar mais pontos por polegada quadrada.
À medida que os pontos são colocados mais próximos, torna-se difícil para o olho humano separá-los ou vê-los individualmente. Sua mente agora registra uma imagem mais contínua – em contraste com as imagens mais granuladas e de baixa resolução, onde de fato você pode… distinguir os pontos individuais.
Assim, quanto maiores forem os pontos por polegada, melhor será a resolução da imagem final.
E é exatamente isso que DPI ou pontos por polegada significa.

Ele nos diz o quão fina uma imagem uma impressora pode imprimir, com base na capacidade de sua cabeça de impressão de criar pontos de um determinado tamanho.

Da próxima vez que você for comprar uma impressora, dê uma olhada no valor de DPI listado em sua folha de especificações. Como expliquei anteriormente, quanto maior esse valor, maior sua capacidade de reproduzir imagens de alta resolução.

Ganho de ponto – impressão em papel grosso vs folhas brilhantes

Uma revista de moda voltada para uma clientela premium é feita de uma folha de papel grossa e revestida. Esta folha também tem uma sensação tátil superior e um rico acabamento brilhante/mate.

Os jornais, por outro lado, são descartados no final do dia. E em uma tentativa de manter os custos baixos, nossos diários são impressos em papel fino, de baixa qualidade e sem revestimento.

Mas a diferença na qualidade do papel usado para imprimir o trabalho também influencia na qualidade final da imagem.

Vamos ver por quê.

As tintas para jato de tinta têm uma forma líquida. E quando essas tintas líquidas formam até mesmo pontos microscópicos de cor, elas ainda criam um respingo quando depositadas na folha de papel.

Em um mundo ideal, esses pontos de tinta seriam perfeitamente circulares. Mas por causa do respingo de líquido, as bordas do nosso ponto de tinta ficam ligeiramente irregulares ou borradas. Parte desse respingo também se sobrepõe às bordas dos pontos adjacentes.

Esse fenômeno é conhecido como “Dot Gain”.

Basicamente significa que o ponto de tinta que deveria ter formado um círculo perfeito ganha um pouco de área adicional quando depositado na folha de papel.

E até agora, você provavelmente já adivinhou para onde tudo isso está levando.

Quanto maior o ganho de ponto, mais irregular nosso ponto de tinta e mais borrada nossa imagem final.

Isso significa que em nossa busca pela criação da fotografia perfeita, comprar uma impressora de alta resolução capaz de reproduzir pontos finos é apenas metade da batalha. Você também precisa de mídia compatível que possa reduzir o ganho de ponto e ajudar a criar uma imagem nítida.

Voltando ao nosso exemplo de jornal, o papel usado aqui é altamente grosseiro e também bastante higroscópico. Qualquer formulação de tinta líquida respingará por toda parte. E, até certo ponto, esse líquido também será absorvido pelas fibras do papel.

Criar uma imagem de alta resolução nesta mídia, agora se torna difícil.

Assim, o operador da máquina de impressão opta por imprimir imagens em uma resolução mais baixa em papel de baixa qualidade. E esta é a razão pela qual a fotografia de um criminoso procurado parece tão granulada e pouco atraente na seção de crimes dos nossos diários.

Por outro lado, uma modelo de alta moda posando para um anúncio de cosméticos em uma revista mensal parece muito mais atraente. Isso ocorre porque, para essas aplicações de ponta, as editoras usam papel especialmente revestido.

Revestido vs. Papel não revestido – como a qualidade da imagem é afetada pelo papel base

Folhas de papel revestidas têm uma fina camada de cera sobre elas. Esta camada ajuda a melhorar as propriedades da nossa folha de papel de impressão de duas maneiras:

O revestimento confere à folha um acabamento brilhante / fosco muito premium
Este revestimento também ajuda nossos pontos líquidos de tinta a manter a estabilidade dimensional
Com o ganho de pontos agora minimizado, as gráficas podem agora começar a imprimir imagens em resolução extremamente alta.

Essa afirmação basicamente significa que em resoluções mais altas, os pontos que fazem uma foto são colocados muito mais próximos. O papel revestido minimiza o ganho de pontos, garantindo que cada gota de tinta continue criando um ponto com bordas bem definidas. Além disso, essas arestas não se sobrepõem à área ocupada pelos pontos vizinhos.

Se você tiver acesso a uma impressora a jato de tinta em casa ou no escritório, poderá verificar isso por conta própria. Configure a máquina em alta resolução / DPI e imprima uma imagem em uma folha de papel comum sem revestimento.

A imagem provavelmente ficará um pouco borrada e desbotada. Você pode até notar vincos e rugas em sua impressão porque a folha foi embebida no líquido antes que pudesse secar completamente.

Agora saia e compre papel fotográfico especialmente revestido. Esteja pronto para pagar um preço alto pelo mesmo. Mas o dinheiro será bem gasto. Nossa imagem, quando impressa nesta folha, terá resoluções extremamente altas e cores vibrantes.

Qualidade da mídia, DPI, ganho de ponto, tempo de secagem da tinta, etc., são fatores importantes que influenciam a qualidade final da impressão. E voltaremos a esses pontos mais tarde, quando compararmos as tintas de diferentes impressoras a jato de tinta de grande formato.

Caminho do papel/mídia

Em uma impressora a jato de tinta, os cabeçotes de impressão são montados em um dispositivo semelhante a um trilho chamado carro. As cabeças de jato de tinta se movem lateralmente ao longo desse trilho. Então, se usássemos um gráfico como analogia, os cabeçotes de impressão estariam se movendo ao longo do eixo ‘X’.

E enquanto os cabeçotes de impressão estão trabalhando da esquerda para a direita, o papel/mídia se move de trás para frente ou ao longo do eixo ‘Y’.

Em uma pequena impressora de escritório doméstico, o papel é empilhado em uma bandeja. Rolos de fricção feitos de borracha pegam folhas individuais da bandeja e as empurram para a mesa de impressão. Ao mesmo tempo, os cabeçotes de impressão deslizam no carro/trilho acima, expelindo tinta na folha abaixo.

Em uma impressora de grande formato, a mídia é tratada de maneira diferente.

Essas máquinas industriais permitem a impressão em rolos de mídia de grande porte. Rolos flexíveis, de vinil, de tecido e de papel com até 10 pés de largura podem ser montados em um carretel de alimentação fixado na máquina de impressão.

A bobina do alimentador desenrola a mídia na mesa de impressão para processamento.

Aqui, as cabeças de impressão que se movem alguns milímetros acima da superfície depositam suas tintas. O rolo impresso sai pela outra extremidade. Esta impressão de banner longo é então coletada em uma bobina de recolhimento que rebobina o banner em um rolo mais gerenciável.

Em suma, a mídia em branco entra em uma extremidade, é impressa e é reunida em um rolo na outra extremidade. E esse mecanismo permite que as máquinas de impressão de grande formato imprimam banners de 10 se não 100 pés de comprimento.

A maioria dos usuários pensa em impressoras como máquinas que reproduzem imagens em papel. Mas você deve ter notado que estou usando a palavra ‘mídia’ para me referir ao mesmo. Isso porque, além do papel, as impressoras a jato de tinta podem imprimir em diversos substratos como plástico, tecidos, chapas metálicas, telas, etc.

Como as tintas para jato de tinta são formuladas?

Como mencionei na seção anterior, as tintas a jato de tinta são normalmente configuradas em quatro cores primárias – Ciano, Magenta, Amarelo e Preto, ou seja, C, M, Y e K, para abreviar.

Essas quatro cores são misturadas em diferentes proporções para criar todas as cores do espectro. Uma analogia próxima disso seria como um artista cria diferentes tons em sua paleta usando algumas cores primárias.

Você também pode conferir este belo artigo na Wikipedia, que detalha muitos detalhes sobre como as cores de processo CMYK funcionam.

A teoria das cores não é um assunto para nossa discussão. Mas ainda precisamos dar uma olhada rápida nos componentes das tintas de impressão para entender as diferenças entre os diferentes tipos da mesma.

Agora, cada uma das quatro cores de jato de tinta mencionadas acima tem dois componentes principais:

Uma operadora
E um corante
Operadora
As tintas para jato de tinta são de natureza líquida.

Esse líquido flui do tanque de tinta para o cabeçote de impressão, é espremido de bicos individuais e é finalmente depositado no substrato sobre o qual está sendo impresso.

Ao passar por todos os componentes da máquina acima, o líquido também carrega consigo a cor. E daí o termo – portador.

O transportador (ou o componente líquido) permite o fluxo de tintas de jato de tinta através de diferentes áreas da máquina de impressão e, finalmente, na mídia de impressão.

Pense no nosso exemplo do ‘Rangpanchami Pichkari’.

Nosso Pichkari (ou brinquedo, pistola de pulverização de água) contém água colorida. Esta mistura é 99,9 partes de água limpa e 0,1 parte de corante químico.

À medida que você aperta o tubo/jato, a água é forçada para fora do bico na forma de um jato fino e longo. Esse jato de água espirra na camisa do seu amigo, enquanto carrega a cor dissolvida junto com ele.

E depois de algum tempo, a água evapora para deixar um padrão de cores vivas nas roupas do seu amigo.

As tintas a jato de tinta funcionam praticamente da mesma maneira. Seu movimento fluido é possibilitado pelo transportador líquido, que possui um pequeno componente de cor dissolvido nele. Este fluido faz todo o trabalho pesado e permite o transporte das tintas dos tanques de tinta para a mídia de impressão através dos cabeçotes de impressão.

E uma vez que as tintas são depositadas na superfície da mídia, o suporte evapora rapidamente para deixar apenas as cores – um único ponto de C, M, Y ou K.

Tradicionalmente, os suportes de tinta eram apenas água pura. Mas as impressoras mais modernas, como impressoras solventes e eco-solventes, usam uma formulação à base de óleo como transportadora. Aqui está uma tabela que mostra os tipos de transportadores usados por diferentes máquinas de impressão.

Corante

Como o nome sugere, o corante é aquele componente da tinta que lhe empresta sua cor.

Vamos voltar ao nosso ‘Raang Panchami pichkaari’, analogia (ou pistola de água de brinquedo para meus amigos não índios). Para fazer a água pura na cor pichkaari, também adicionamos um pouco de gulal (pó vermelho). Assim, o corante em nossa tinta seria o gulal que se dissolve na água para dar uma cor vermelha.

Da mesma forma, o cartucho magenta em nossa impressora conterá um transportador (como água) e um corante magenta colorido. E a mistura dos dois segue para fazer nossa tinta colorida magenta.

Agora, eu posso ver alguns de vocês revirando os olhos e dizendo, ‘duh… sim… como se nós não tivéssemos descoberto isso ainda.’ Mas me conceda por um momento. Fica interessante.

Existem basicamente dois tipos de corantes em tintas:

  • Corantes
  • Pigmentos

Os corantes são corantes que se dissolvem inteiramente em água. Os pigmentos, por outro lado, são partículas sólidas que ficam suspensas na água.

Os corantes são líquidos, para começar, e são completamente solúveis em água. Uma vez misturado na água, você não pode realmente separar os dois. Esses corantes continuam a manchar a mídia que é impressa.

Os pigmentos, por outro lado, não são líquidos, mas partículas sólidas de cor. Além disso, essas partículas são insolúveis em água. E depois de serem pulverizadas a partir do jato de tinta, essas partículas aderem fisicamente à superfície que está sendo impressa.

Para entender as tintas pigmentadas, imagine uma solução aquosa saturada de partículas microscópicas de giz colorido. Essas partículas não são dissolvidas na água, mas ficam suspensas na mesma. Teoricamente, se você tivesse uma peneira fina o suficiente, poderia filtrar essas partículas coloridas mesmo depois de misturadas com água.

Sendo insolúveis em água, o maior benefício das tintas à base de pigmentos é que elas são significativamente mais robustas do que suas contrapartes à base de corantes. A água da chuva não pode fazer essas tintas escorrerem (coloque uma gota de água nos corantes e eles começarão a borrar). Além disso, os pigmentos também são mais resistentes à luz solar e não desbotam tão rapidamente quanto os corantes.

As tintas solvente, eco-solvente, látex e UV usam pigmentos. E as impressões de todas essas máquinas podem ser usadas ao ar livre.

Deixe-me destacar alguns prós e contras de ambos os corantes e pigmentos.

A tinta à base de corante nada mais é do que água manchada. E você pode espremer essa água através de bicos extremamente finos para criar pequenos pontos de tinta. E como expliquei no meu parágrafo sobre DPI, quanto menores os pontos, maior a resolução da imagem.

Por outro lado, as tintas pigmentadas são partículas sólidas de cor, muito parecidas com minúsculos grãos de areia insolúvel. Portanto, há um limite para o tamanho dos bicos em nosso cabeçote de impressão. Se os orifícios forem muito pequenos, você não poderá empurrar essas partículas de tinta para a mídia abaixo.

Quando a tecnologia de impressão ainda estava em estágio inicial, as tintas pigmentadas não conseguiam fornecer as mesmas altas resoluções das impressoras à base de corantes.

Mas deixe-me colocar outro problema, desta vez em favor dos pigmentos.

Os corantes são totalmente líquidos. Como tal, eles são absorvidos pelas fibras dos meios não revestidos. Eles também tendem a borrar e se espalhar quando usados ​​com papel de baixa qualidade. Assim, o proprietário de uma impressora à base de corante foi forçado a comprar mídia revestida cara para gerar imagens de boa qualidade para seus clientes.

Além disso, essas imagens eram extremamente delicadas. Uma única gota de água ou um arranhão pode arruinar toda a impressão. Assim, uma camada adicional de laminação foi necessária para proteger a impressão dos elementos.

As tintas pigmentadas são mais tolerantes a este respeito. Por não serem solúveis em água, as imagens impressas com solvente e ecossolvente são mais robustas. Você pode instalar essas impressões ao ar livre, sob chuva e sol, mesmo sem qualquer acabamento protetor.

A quantidade de revestimento na mídia necessária para tintas pigmentadas também é menor do que a de corantes à base de água. Assim, um proprietário de uma gráfica pode usar mídia de baixo custo para gerar imagens de alta resolução.

Mas, como acontece com tantas outras coisas na vida, as coisas não são tão simples quando se trata de tintas para jato de tinta. E assim, finalmente chegamos à parte sobre química de tinta individual para aprender a diferença entre impressões de tinta solvente, eco-solvente, látex, UV e aquosa.

Minha filha inteligente Alec e um caso de diarreia verbal


Minha filha Mahi muitas vezes me acusa de entrar em detalhes desnecessários e longas histórias de fundo.

Pergunte-me um problema sobre os ângulos de um triângulo, diz ela, e costumo começar uma longa explicação começando com esse cavalheiro chamado Pitágoras, de 400 aC.

Ela muito sem rodeios (e sucintamente) resume minha condição chamando-a – Diarréia Verbal 🙂

E sabe de uma coisa. Ela pode estar certa.

Estamos a quatro mil palavras em nosso artigo, e só agora, chegamos ao assunto principal do mesmo.

Mas eu honestamente acredito que você não entenderia totalmente os prós e contras das várias tecnologias de tinta a jato de tinta disponíveis hoje sem a explicação acima sobre impressoras de grande formato e composições de tinta.

Agora, para recapitular, existem 5 sabores principais de tintas comerciais para jato de tinta.

  • Tintas aquosas
  • Tintas solventes
  • tintas ecossolventes
  • Tintas látex
  • tintas UV ou ultravioleta

E agora é hora de dar uma olhada mais profunda em cada um deles.

Impressoras de tinta aquosa à base de corante


Todas as impressoras a jato de tinta de primeira geração trabalhavam com tintas aquosas ou à base de água. Além disso, muitas impressoras de mesa domésticas/de escritório usam tecnologia de tinta aquosa à base de corante.

Como o nome sugere, esta tinta tem a água como portadora. E a outra parte da tinta, ou seja, o corante é composto por corantes.

Os corantes, como acabamos de ver, são corantes líquidos que se dissolvem inteiramente em água. Isso torna a química da tinta aquosa bastante simples. Se você pensar bem, é apenas água colorida.

Além disso, as tintas corantes são muito vibrantes. A saída em cores dessas impressoras tem um “punch” significativo. Essas propriedades tornam as impressoras de tinta aquosa à base de corante ideais para reproduzir fotos de alta resolução.

O problema com as tintas corantes é que elas são totalmente solúveis em água. E, obviamente, as soluções à base de água serão suscetíveis a condições externas, como chuva e luz solar. Isso significa que mesmo que uma única gota de água caia na impressão, ela fica completamente arruinada.

E a laminação das estampas para proteção contra água se torna obrigatória. As tintas à base de corantes aquosos também desbotam rapidamente quando expostas à luz solar ou quando as fotos são instaladas em um ambiente externo.

Um outro problema é que as impressoras de tinta corante aquosa só podem imprimir imagens de alta resolução em mídia especialmente revestida. Se utilizar papel não revestido, existe o risco de a água penetrar no mesmo. Impressões em mídia não revestida também parecem um pouco opacas e suaves. Além disso, as tintas à base de água também tendem a se espalhar e borrar em papel comum não revestido.

Com apenas papel especialmente revestido como opção para impressão, a gama de mídia das impressoras de tinta aquosa é severamente restrita. E quando comparado com as outras tintas desta lista, esta é uma enorme desvantagem.

Tintas aquosas à base de corantes – um ponto de vista técnico


Química


As tintas à base de corantes têm suas cores dissolvidas em água.
Após ser depositado no substrato de impressão, o componente água evapora e deixa o corante para trás, que colore/mancha a mídia.
As tintas corantes são inofensivas ao meio ambiente e estão em conformidade com os parâmetros verdes.
As tintas não têm cheiro.
Não são necessários sistemas especializados de limpeza de ar na sala de impressão.


Vida da impressão


As tintas corantes à base de água destinam-se apenas a aplicações internas.
Se você colocar essas impressões ao ar livre, elas irão desbotar
A laminação das fotografias para proteção contra água e arranhões é obrigatória.

Qualidade da imagem


As cabeças de tinta que usam tintas corantes têm bicos que podem pulverizar gotas de tinta de tamanho de 2 a 4 picolitros ou menos.
Esse tamanho de gota é extremamente pequeno e resulta em ótima qualidade de imagem.
Quanto menor o tamanho da gota de jato de tinta, melhor a resolução e maior a qualidade de impressão como regra geral.


Custos de entrada


Você precisa de mídia especialmente revestida para imprimir.
Não é possível imprimir em rolos de plástico ou tecido não revestidos ou não compatíveis.
Além disso, laminar as impressões é uma obrigação.
E a laminação adiciona uma etapa ao processo de produção. O que também aumenta o tempo de entrega.
A química da tinta à base de água é bastante simples. E como a água colorida é muito fácil de fabricar, o custo das tintas aquosas à base de corantes é extremamente baixo, em comparação com outros sistemas de tinta.
Mas o uso obrigatório de laminação e mídia especialmente revestida aumentam os custos de impressão para o proprietário da gráfica.


Facilidade de uso da máquina


Usar um jato de tinta aquoso à base de corante é bastante simples. É praticamente como sua impressora de mesa doméstica, mas apenas um pouco maior em tamanho.
Novatos com pouca ou nenhuma experiência de impressão anterior podem executar o mesmo.
As cabeças de impressão requerem muito pouca manutenção.


Tintas aquosas à base de corantes – uma raça de desaparecimento rápido


A suscetibilidade das tintas aquosas à base de corantes a arranhões, chuva e luz solar provou ser um fator decisivo. Nos anos noventa e início dos anos 2000, não havia nenhuma alternativa real para essas máquinas. Assim, as tintas corantes tiveram ampla implementação.

Mas a tecnologia avançada e as melhores formulações de tinta foram introduzidas no mercado. A virada do século viu o advento de tintas solventes muito robustas e impressoras ecossolventes de alta resolução. Não apenas sua saída era “à prova de ambientes externos”, mas essas máquinas também podiam imprimir em uma variedade de outras mídias.

E a indústria de impressão rapidamente trocou suas impressoras de tintura e adaptou a tecnologia mais recente.

Tintas corantes ainda são usadas em jatos de tinta domésticos. E essa tecnologia também tem aplicações especiais, como estampas de sublimação de tinta para tecidos. Mas o setor comercial de impressão paga agora tinha as seguintes alternativas para apostar.

Impressão com tinta solvente


As tintas à base de corantes simplesmente não eram adequadas para aplicações externas. E isso representava um grande problema. O mercado precisava de uma solução para grandes painéis e banners que os anunciantes pudessem instalar em estradas e rodovias.

Enter – Impressões com tinta solvente.

As tintas solventes têm um composto de hidrocarboneto à base de óleo como transportador. E um pigmento forma o componente corante da tinta. Além dessa mistura, as tintas solventes também contêm uma passa.

Agora, como você sem dúvida se lembra, da nossa seção sobre corantes, as tintas à base de pigmentos não mancham a mídia como corantes líquidos. Em vez disso, os pigmentos são partículas microscópicas, mas sólidas, que ficam no substrato que está sendo impresso. Além disso, essas partículas são insolúveis em água e significativamente mais robustas do que suas contrapartes corantes. Eles também não desaparecem muito rapidamente na luz solar direta.

Mais uma coisa que você precisa saber é que as impressoras de tinta solvente são usadas principalmente para reproduzir imagens em substratos plásticos revestidos, como banners flexíveis e vinil. E no momento da impressão, o solvente “morde” na superfície superior da mídia enquanto deposita simultaneamente o pigmento colorido.

Agora, aqui está o que acontece quando uma tinta solvente à base de pigmento é depositada na mídia.

  • Em primeiro lugar, o solvente dissolve muito ligeiramente a camada superior do vinil (substrato de plástico).
  • A partícula de pigmento colorido (CMY ou K) é depositada simultaneamente nesta “mordida”.
  • A resina na tinta liga ou cola o pigmento à superfície da mídia.
  • O solvente evapora ou evapora imediatamente. Esta evaporação é ainda mais acelerada por um aquecedor fixado na máquina de impressão.
  • O que resta é nosso ponto de cor na forma de partícula de pigmento, presa ao meio pela resina.

Já mencionei que nossa tinta solvente à base de pigmento é resistente à água e à luz solar. Além disso, a forte ligação criada pela passa entre as cores e a mídia base torna a tinta resistente a arranhões e desgaste diário.

Devido a essa robustez, as impressões em tinta solvente atendem perfeitamente à demanda criada pela indústria de publicidade outdoor.

No início dos anos 2000, as impressões de fotos internas eram feitas por impressoras de tinta aquosa à base de corantes. E as oficinas de impressão geraram praticamente todos os painéis e banners ao ar livre, em impressoras solventes de grande porte.

Mas, infelizmente, a força aprimorada das tintas solventes teve um custo. A gama de cores das tintas pigmentadas era menor do que a dos corantes. As baixas resoluções eram outro problema que atormentava as impressoras solventes “duras”.

“Gama de cores” significa o número de cores que um determinado conjunto de tintas pode reproduzir fielmente. Por exemplo, se houver infinitos tons de vermelho, os pigmentos podem reproduzir um número significativamente menor de vermelhos do que os corantes. Devido a essa deficiência, as tintas pigmentadas desenvolvidas inicialmente (na década de 1990) nunca conseguiram alcançar a vitalidade das tintas corantes.

Grandes partículas de pigmento também resultaram em resoluções mais baixas de saídas impressas com solvente. Estas impressões eram um pouco grosseiras e granuladas. Olhe um pouco mais de perto para qualquer impressão de açambarcamento, e você será capaz de distinguir os pontos individuais que formam a imagem.

Mas esse era o objetivo das impressões de tamanho grande, mas de curta duração. Você tem que manter seus custos baixos.

Resoluções baixas a um preço baixo ainda funcionam para o setor de anúncios


Uma impressão com solvente definida em um local externo normalmente é vista de longa distância. E não é preciso lutar por altas resoluções, por trabalhos que serão vistos à distância, porque o olho humano não consegue distinguir a diferença de qualquer maneira.

Imagine que você está sentado em um carro em um semáforo. O açambarcamento está a aproximadamente 40 pés de você. E você verá a impressão por apenas alguns segundos antes de ir embora. Portanto, uma leve granulação na imagem não será realmente registrada.

Além disso, os painéis externos não precisam ter uma vida útil muito longa – os anúncios veiculados nesse espaço mudam a cada poucos meses (se não semanas). Portanto, neste cenário, manter os custos de impressão baixos é muito mais crítico do que a qualidade da imagem.

E é aqui que a tinta solvente dura imprime rocha. São absurdamente baratos!

Contra a compensação nas resoluções, as impressões com solvente oferecem uma grande vantagem. Eles são atualmente a solução mais barata disponível no mercado para branding e publicidade ao ar livre.

Como veremos na próxima seção, as impressões com solventes ecológicos são bastante baratas. Um preço baixo é uma das principais razões para sua ampla adaptação. Mas as impressões com solvente são ainda mais baratas. Custam 40-60% menos do que as impressões eco-sol. Isso os torna ideais para campanhas publicitárias em massa.

O exemplo a seguir lhe dirá por que as impressões com solvente (por seu baixo preço) são uma história de sucesso hoje

(grafico)

Portanto, embora você possa fazer um grande painel externo em uma máquina eco-solvente, provavelmente não será muito competitivo em termos de preço. E como veremos nas próximas seções, as tintas látex e UV são ainda mais caras.

Portanto, as impressões com tinta solvente dura são a melhor aposta hoje para painéis de grande porte e para campanhas publicitárias externas de curta duração, mas em massa.

Tintas solventes – um ponto de vista técnico


Química

  • As tintas solventes são bastante agressivas e normalmente não biodegradáveis.
  • Eles não são tão ecológicos quanto as tintas aquosas à base de corantes.
  • As gráficas precisam instalar purificadores de ar ou exaustores para limpar os hidrocarbonetos evaporados em sua sala de impressão.
  • Mesmo após a secagem, essas tintas têm um odor pungente. Isso restringe seu uso em locais internos.
  • A exposição prolongada a tintas solventes pode ser prejudicial aos seres humanos.


Custos de entrada

  • A química mais complexa das tintas solventes permite a impressão em mídia com menor revestimento.
  • Mas algum revestimento mínimo é necessário para o solvente morder.
  • As impressões em papel/mídia não revestidos parecerão um pouco desbotadas.
  • O custo de matérias-primas como rolos de flex e vinil é muito baixo.
  • O custo das tintas solventes duras também é muito baixo.
  • Mas os proprietários de gráficas precisam fazer um orçamento para exaustores ou sistemas de filtragem de ar para liberar a fumaça.
  • Um ar-condicionado (para climas quentes) também é recomendado para manter a temperatura ambiente uniforme. Em temperaturas mais altas, as tintas começam a entupir as cabeças de impressão e isso pode afetar a qualidade de impressão.


Qualidade da imagem

  • As máquinas de impressão flexível com solvente têm um tamanho de gota comparativamente grande.
  • As cabeças de impressão em máquinas de solvente pulverizam gotas de tinta de tamanho 40 – 60 picolitros.
  • Esse tamanho de gota maior resulta em uma reprodução de imagem levemente granulada.
  • Mas, como discutido anteriormente, isso não importa para aplicações externas.


Vida da impressão

  • As impressões com tinta solvente são inicialmente resistentes à chuva e à luz solar.
  • Mas vai começar a desaparecer depois de algum tempo.
  • Painéis de baixo custo sob luz solar intensa normalmente mostram sinais de desbotamento após 4 a 6 meses.
  • Aplicativos como banners de curta duração e hoarding funcionam bem, dentro dessa limitação.
  • Os operadores de impressão usam uma técnica chamada impressão “multipassagem” para aumentar a vida útil da impressão.
  • Uma impressão de várias passagens durará anos e é ideal para aplicações como placas de sinalização luminosa retroiluminada.


Facilidade de uso da máquina

  • Essas máquinas são muito fáceis de usar.
  • Mas um pouco de experiência prévia em impressão, correção de cores, etc., ajudará.
  • Os cabeçotes de impressão requerem manutenção diária, caso contrário podem entupir e afetar a qualidade de impressão.

Impressões com tinta eco-solvente

Tintas à base de corantes e impressões solventes ficam em duas extremidades opostas do espectro. Se o primeiro é de alta qualidade, o segundo tem preço baixo. Se os corantes funcionarem bem em ambientes fechados, os solventes fortes só podem ser aplicados em locais externos.

O que a indústria de impressão precisava era de uma solução que oferecesse o melhor desses dois mundos.

Tintas Eco-solventes.

As máquinas de impressão de grande formato já dominavam o segmento de publicidade indoor e outdoor nos anos noventa. E as tecnologias de tinta estavam ficando cada vez melhores.

Ao longo da década seguinte, as partículas de pigmento tornaram-se cada vez menores, e sua vibração de cor também continuou aumentando aos trancos e barrancos. As empresas de tinta desenvolveram formulações melhores com solventes menos agressivos.

A qualidade das cabeças de impressão também acompanhou esse aumento na qualidade das tintas. Agora tínhamos bicos que podiam criar tamanhos de gotas tão pequenos quanto 5 a 8 picolitros, mesmo com tintas à base de pigmento à base de solvente. A barreira para a impressão de alta resolução que as tintas solventes enfrentavam inicialmente, agora não existia mais.

Todas essas tecnologias vieram à tona e um novo tipo de tinta evoluiu que marcou todas as caixas certas.

  • Esta tinta tem um portador de solvente muito suave. Mas ainda faz o trabalho.
  • Além disso, essa tinta é mais tolerante a mídia não revestida (ou menos revestida) do que suas contrapartes à base de corante.
  • Isso resultou em um baixo custo de matéria-prima tanto para tintas quanto para mídia.
  • Com formulação à base de pigmentos, esta nova tinta também possui grande resistência à água e à luz solar.
  • Com qualidade de imagem compatível com a produção das melhores impressoras à base de corantes do mercado.

Solvente 2.0 = Eco-solvente

A nova tinta ainda tem um solvente como portador.

E funciona com os mesmos princípios das máquinas de solvente duro descritas na seção anterior. Mas a formulação química do solvente melhorou significativamente. Era muito mais suave e “ecologicamente correto” do que sua contraparte “solvente forte”.

E as pessoas começaram a se referir a elas como tintas ecossolventes.

A queridinha da indústria gráfica

Tintas (e máquinas) ecossolventes se tornaram um sucesso instantâneo entre os proprietários de gráficas. E em 2010, as gráficas mais renomadas da Índia tinham pelo menos uma impressora ecossolvente instalada em suas instalações.

Algumas das maiores empresas de impressão do mundo também projetaram máquinas em torno dessa tecnologia. Estes incluem Canon, Mutoh, Mimaki, Roland, Scitex, Durst, Colorspan, Matan, Vutec, etc.

A HP / Hewlett Packard é uma exceção notável à lista acima, e veremos o porquê em pouco tempo.

Os benefícios dessas máquinas, como já mencionei antes, eram múltiplos. As agências de impressão agora podem gerar resultados com qualidade de foto em resoluções de imagem impressionantes. E tudo isso por um preço bem baixo.

Além disso, a laminação das impressões (para proteção contra água e luz solar) não era mais necessária. E isso eliminou uma etapa inteira no processo de produção. Você pode simplesmente retirar as impressões da máquina e entregá-las aos seus clientes.

À medida que as máquinas ecossolventes começaram a ser adotadas em todos os setores, os fabricantes de mídia também entraram em ação. E todos começaram a desenvolver uma variedade de materiais compatíveis com essas impressoras.

Hoje, os proprietários de lojas de impressão são absolutamente mimados pela escolha quando se trata de seleção de mídia.

Além da mídia padrão, como flex e vinil, você pode comprar rolos de papel compatíveis com solventes ecológicos, tecidos, filmes de malha, filmes retroiluminados, lona, ​​lona, ​​folhas metálicas, filmes refletivos de rádio, filmes de brilho noturno, filmes de vidro e até rolos de couro artificial/rexine.

Tudo isso aumenta sua gama de produtos e fortalece seus resultados.

As máquinas ecossolventes atualmente respondem por uma grande porcentagem da comunicação comercial em shoppings, lojas de varejo e ambientes de escritório.

E por fim, com a ampla adaptação dessa tecnologia, não faltam fornecedores de peças e tintas. Engenheiros treinados também estão disponíveis em abundância, caso sua máquina avarie ou precise de manutenção.

Tintas Ecossolventes – Um Ponto de Vista Técnico

Química

As tintas ecossolventes são compostas por pigmentos suspensos em um solvente suave e biodegradável.
Eles trabalham com os mesmos princípios que as máquinas de solventes “duras”. Ou seja o solvente morde a mídia ao mesmo tempo que deposita o pigmento de cor.
Uma resina liga/cola o pigmento de cor ao substrato
E o solvente evapora, deixando para trás uma imagem firmemente fixada na mídia.
Essas tintas são significativamente menos duras do que suas contrapartes de solventes rígidos.
Os fabricantes afirmam que são inofensivos ao meio ambiente e estão em conformidade com os parâmetros verdes.
Eles liberam um odor/cheiro fraco durante a impressão.
Os exaustores são recomendados para ventilar o ar na sala de impressão onde essas máquinas estão instaladas.

Qualidade da imagem

As impressoras ecossolventes podem reproduzir pontos tão finos quanto 5-8 picolitros.
Isso resulta em imagens com alta resolução e qualidade impressionante.
Você pode usar essas impressões para aplicações internas e para visualização em close-up.
A maioria das marcas de impressoras vem com centenas de perfis de cores pré-instalados.
Um operador precisa simplesmente selecionar um perfil apropriado para cada mídia diferente para obter cores verdadeiras para cada trabalho.


Custos de entrada


Máquinas com solventes ecológicos normalmente precisam de mídia especialmente revestida para impressão. Você pode imprimir em rolos de plástico não revestidos ou não compatíveis. Mas a imagem pode ficar um pouco desbotada ou atenuada.
No entanto, os requisitos de revestimento não são tão rigorosos quanto os das tintas à base de corantes.
O custo de mídia também é significativamente baixo.
Os custos da tinta (embora mais caros do que as tintas de solvente rígido) ainda não são muito altos.
Peças sobressalentes para máquinas e engenheiros de manutenção estão prontamente disponíveis.
Os proprietários de gráficas precisarão instalar exaustores para liberar a fumaça.


Vida da impressão


As tintas ecossolventes também são robustas o suficiente para serem implantadas em locais externos.
As tintas são bastante resistentes à água e à luz solar, pelo menos por curtas e médias durações.
Em prazos mais longos (estou falando de 4 a 5 anos), essas tintas desaparecem. E um acabamento protetor de laminação é recomendado para aumentar a vida útil da impressão.
A laminação não é obrigatória (como no caso de tintas à base de corantes). Mas ainda é recomendável aumentar a vida útil da impressão, protegendo-a de arranhões e desgaste diário.
Um ar-condicionado (para climas quentes) também é recomendado para manter a temperatura ambiente uniforme. Em temperaturas mais altas, as tintas começam a entupir as cabeças de impressão e isso pode afetar a qualidade de impressão.

Facilidade de uso da máquina

Essas máquinas são muito fáceis de usar.
Mas um pouco de experiência prévia em impressão, otimização de arquivos e correção de cores ajudará.
As cabeças de impressão requerem manutenção regular. Caso contrário, eles podem entupir e afetar a qualidade de impressão.
As máquinas vêm pré-configuradas com uma variedade de perfis de cores para diferentes mídias. Mas às vezes, pequenos ajustes são necessários para obter as cores corretas.

Algumas deficiências das tintas ecossolventes

Se você passar pela seção acima, notará alguns parâmetros nos quais as tintas eco-sol ficam aquém.
Uma impressora eco-solvente precisa de algum material minimamente revestido para imprimir. Funcionará com papel não revestido, mas a imagem parecerá um pouco desbotada/subjugada.

Além disso, embora as tintas eco-sol sejam bastante duráveis, as impressoras ainda as laminam para proteção extra contra arranhões.
Finalmente, embora os fabricantes afirmem que as tintas atendem a todos os requisitos verdes, essas tintas solventes suaves têm um impacto mínimo no meio ambiente.

Em 2008, uma empresa chamada HP decidiu preencher essas lacunas com uma tecnologia radicalmente diferente.

Impressões com tinta látex

Hewlett Packard ou HP para breve é ​​um grande nome em eletrônica, computadores e até mesmo na indústria de impressão. E enquanto o resto das grandes empresas de impressão apostavam suas fortunas na tecnologia eco-solvente, a HP decidiu abrir seu próprio caminho.

Eles desenvolveram uma tinta chamada – Tintas Látex.

As tintas látex são compostas de água como seu transportador. O corante é feito de pigmentos insolúveis em água. Além disso, partículas microscópicas de polímero também são misturadas nesta solução.

Veja como a impressão e a fixação da tinta ocorrem em uma impressora de látex.

  • A tinta látex (composta principalmente de água) é primeiro colocada em camadas na mídia.
  • Lembre-se, esta tinta também contém partículas de cor na forma de pigmentos e um composto plástico especialmente desenvolvido.
  • Agora, a máquina de impressão também está equipada com alguns aquecedores bastante fortes.
  • Esses aquecedores aquecem a mídia impressa a uma temperatura muito alta – mais de 100 graus centígrados.
  • Este calor consegue duas coisas simultaneamente.
  • Ele evapora o componente água da tinta, deixando apenas o pigmento e o polímero na mídia.
  • O calor também derrete o polímero instantaneamente. E esse plástico derretido funde as partículas de pigmento colorido à mídia abaixo para criar nosso ponto de tinta.

E embora a explicação acima possa parecer simplista e direta, a HP colocou muita engenharia inovadora para fazer essa ideia funcionar.

As vantagens de trabalhar com tintas HP Látex

Em 2008, a tecnologia eco-solvente tinha algumas deficiências. E a HP introduziu tintas látex para superar o mesmo. Aqui estão as lacunas que sua impressora de látex preenche os endereços.

  • Os proprietários de gráficas precisam lidar com a fumaça enquanto trabalham com máquinas solventes e ecossolventes. Mas, como as tintas látex são à base de água, esse problema não se aplica. As gráficas não precisavam mais de exaustores especiais ou purificadores de ar para limpar o ar da sala de impressão.
  • A HP também afirma que essa tecnologia permite que os operadores trabalhem com uma variedade maior de substratos. Essa tinta é bastante tolerante e a mídia especialmente revestida não é realmente necessária para imprimir imagens de alta resolução.
  • As tintas látex são biodegradáveis ​​e esta etiqueta “verde” encontra ampla aceitação entre os fornecedores de serviços de impressão, bem como os consumidores finais.
  • As impressões com tinta látex são bastante duráveis ​​e ideais para aplicações internas e externas. Eles são à prova d’água, resistentes à luz solar e, em grande parte, resistentes a arranhões.
  • Outra grande vantagem das impressoras de látex é sua incrível qualidade de impressão e cores vibrantes. Na verdade, uma excelente qualidade de imagem é garantida para praticamente todos os modelos de impressora HP.

Mas, como acontece com toda nova tecnologia, esta também teve problemas iniciais.

As desvantagens de trabalhar com tintas HP Látex


Aquecimento


O maior problema com a tinta látex é a enorme quantidade de calor necessária para derreter e fundir seus polímeros no lugar. Os modelos iniciais tinham aquecedores que iam até 120 graus centígrados.

Esse aquecimento consumia uma quantidade absurda de energia e, por sua vez, impactava os resultados da gráfica.

Além disso, a essas temperaturas, muitos tipos de mídia simplesmente dobraram. Isso começou a desenvolver rachaduras e ondas desajeitadas. Até o poder de adesão da cola (no vinil autoadesivo) começou a ser afetado.

A geração atual de modelos de impressoras de látex vem com um secador de ar, no lugar do aquecedor. Este secador faz o trabalho de fixar as tintas, a uma temperatura um pouco mais baixa; cerca de 80 – 90 graus centígrados.

A HP também adicionou um cartucho de tinta adicional às cores CMYK padrão. Eles chamaram isso de “o otimizador”. Esse otimizador é uma solução de tinta transparente que é colocada em camadas na mídia de impressão antes (e abaixo) das tintas coloridas.

Esse otimizador atua como uma cola e “prepara” a mídia para receber as tintas coloridas regulares. Ele mantém o pigmento no lugar e garante uma ligação mais firme entre as tintas e o substrato.

A atual geração de tintas funciona muito bem, mesmo com superfícies irregulares e sem revestimento, como rexina e tecido.

Revestimento protetor de laminação


As tintas dos modelos iniciais não estavam sendo devidamente fixadas, mesmo quando fundidas nessas altas temperaturas. E a imagem tendia a borrar se a impressão fosse manuseada um pouco grosseiramente. Assim, os fornecedores de lojas de impressão tiveram que laminar o mesmo, para proteção contra arranhões.

Esse problema foi amplamente resolvido na geração atual de impressoras. Na verdade, hoje em dia, você pode puxar e esticar manualmente uma impressão de látex, e as tintas ainda não racharão.

Suspeito que o otimizador tenha feito maravilhas ao fixar as tintas com muita firmeza em uma variedade de mídias.

Aceitação do usuário de impressoras HP Látex
Se eu tivesse que usar uma analogia do telefone celular, eu chamaria as máquinas HP Latex – os iPhones do mundo da impressão.

Eles são super fáceis de usar e oferecem resultados simplesmente lindos. Mas eles também são percebidos como mais caros do que as outras opções disponíveis.

Encontrei muitos proprietários de máquinas de látex que juram por suas proezas. Mas, por outro lado, também conversei com outras pessoas que trocaram suas impressoras de látex por uma alternativa eco-solvente ou UV.

E assim como as intermináveis ​​comparações entre Androids e iPhones, existem argumentos válidos tanto a favor quanto contra jatos de tinta de látex e eco-solventes.

Por exemplo, como o Apple iOS, a tecnologia de látex também é muito bem protegida. E isso se torna um pouco restritivo para alguns operadores de impressão.

Ao adquirir a tecnologia de látex, você também está se comprometendo com todo o ecossistema da HP.

Você deve usar apenas tintas originais HP. Soluções de tinta a granel de terceiros simplesmente não estão disponíveis.
Todas as peças de reposição e sobressalentes devem vir da HP.
E o mesmo se aplica aos engenheiros e ao seu contrato de manutenção.
Por si só, os argumentos acima não contam muito. Porque a HP também sempre oferece excelente serviço pós-venda.

Mas, com a ausência de qualquer tipo de concorrência, a HP também é bastante livre para fixar seus próprios preços. E muitos proprietários de gráficas afirmam que esse monopólio aumenta os custos de operação de uma máquina de látex, muito mais alto do que as alternativas.



Impressoras HP Látex – Uma Perspectiva Técnica

Química

As tintas látex são compostas por água, um pigmento e um composto plástico.
A partícula de plástico derrete quando aquecida.
Em seguida, ele funde a partícula de tinta / pigmento ao substrato abaixo.
Essas tintas são significativamente menos agressivas do que suas contrapartes eco solventes.
As tintas são inodoras.
Os proprietários de gráficas não precisam instalar exaustores para liberar qualquer fumaça porque não existe.
A HP alega que eles são inofensivos ao meio ambiente e estão em conformidade com os parâmetros verdes.


Qualidade da imagem


A qualidade de imagem das impressoras de látex é absolutamente impressionante, e as impressões são ideais para aplicações internas e visualização em close-up.
Essas tintas também funcionam com uma grande variedade de substratos.


Custos de entrada

  • Muitos proprietários de lojas de impressão percebem que as impressoras de látex são mais caras de operar do que suas contrapartes eco-solventes.
  • Além das tintas, as cabeças de impressão da máquina também precisam ser substituídas regularmente.
  • Existem certas peças e kits de limpeza que precisam ser substituídos em intervalos regulares.
  • O consumo de energia da impressora de látex também precisa ser orçado, devido ao calor necessário para fixar as tintas.
  • Todas as peças sobressalentes, engenheiros de serviço e manutenção devem ser adquiridos somente da HP.
  • A geração atual de impressoras de látex trabalha com uma variedade de mídias revestidas e não revestidas. A única restrição é o calor necessário para processar o trabalho. Portanto, se o substrato puder manter a estabilidade dimensional em altas temperaturas, a máquina provavelmente poderá imprimir nele.
  • Um ar condicionado é necessário na sala de impressão, pelo menos para gráficas na Índia. De acordo com o site da HP, a faixa de temperatura necessária para impressão é de 15 a 30 graus centígrados.


Vida da impressão

  • As tintas látex são robustas o suficiente para serem implantadas em locais externos.
  • As tintas são bastante resistentes à água e à luz solar por períodos curtos e médios.
  • Quando usado em conjunto com seus parceiros de mídia (3M e Avery), a HP oferece até 3 anos de garantia. (Esta garantia não é exclusiva da HP, e a 3M também se estende para máquinas eco sol)
  • Um acabamento protetor de laminação não é obrigatório (como no caso de tintas à base de corantes)
  • Mas a laminação ainda é recomendada, pois ajuda a aumentar a vida útil da impressão, protegendo-a de arranhões e desgaste diário.


Facilidade de uso da máquina

  • As máquinas de látex HP são fáceis de operar.
  • Eles também têm sistemas de manutenção automática bastante robustos embutidos.
  • As máquinas vêm pré-configuradas com uma variedade de perfis de cores para diferentes mídias. Basta selecionar o perfil aplicável para várias mídias e você obterá cores reais para cada trabalho.
  • A troca de mídia pode ser um problema, pois o operador deve primeiro esperar que a impressora esfrie antes de poder carregar o novo rolo. Depois que um rolo novo é carregado, você novamente precisa esperar algum tempo, até que a máquina aqueça e atinja a temperatura de fixação necessária.

Impressões com tinta UV


No mundo das impressoras a jato de tinta de grande formato, a impressora UV é a novidade. E se as máquinas de látex viraram a tecnologia de tinta de cabeça para baixo, a UV levou a ciência ainda mais longe.

As tintas UV são feitas de quatro componentes:

  • Monômeros
  • Oligômeros
  • Pigmentos
  • E fotoiniciadores

Um monômero é um tipo bastante amigável de composto orgânico; no sentido de que forma facilmente ligações com outras moléculas para criar polímeros. Um oligômero é um polímero básico usado como bloco de construção para criar moléculas plásticas mais complexas.

O terceiro componente é o pigmento de cor. E como todos sabemos, estas são pequenas partículas insolúveis em água de CMY ou K.

Por fim, a tinta também contém um fotoiniciador. Este fotoiniciador atua como um catalisador. E inicia uma reação entre os monômeros e os oligômeros para criar uma molécula polimérica. Este polímero (composto plástico) passa então a ligar o pigmento à mídia de impressão.

O parágrafo acima é uma explicação bastante diluída da ciência real. Mas para os propósitos de nossa discussão aqui, lembre-se de que uma reação química iniciada pela luz cria uma ligação muito forte entre o pigmento e o substrato.

Aqui está o que acontece quando a impressão com tinta UV ocorre.

  1. O cabeçote de impressão primeiro dispara a tinta UV em forma líquida na mídia de impressão abaixo.
  2. A máquina possui uma lâmpada UV fixada adjacente às cabeças de impressão.
  3. E à medida que os cabeçotes de impressão se movem para frente e para trás no carro, a lâmpada UV se move em conjunto.
  4. Como o nome sugere, esta lâmpada UV emite luz no espectro ultravioleta sobre a camada de tinta líquida.
  5. Agora, lembre-se de que nossa tinta contém um fotoiniciador. E este fotoiniciador é calibrado para reagir à luz em um determinado comprimento de onda – neste caso, a luz UV.
  6. Quando exposto à luz UV, nosso fotoiniciador agora desencadeia uma reação química entre as moléculas monoméricas e oligoméricas na tinta.
  7. Essas moléculas passam a formar um revestimento polimérico (plástico).
  8. Este revestimento é insolúvel em água.
  9. Além disso, com base na mistura dos compostos, esse revestimento plástico assume uma forma rígida ou flexível/elástica. Voltaremos a esse fator de ‘extensibilidade’ mais tarde.
  10. O revestimento de plástico também forma uma ligação poderosa entre os pigmentos corantes e o substrato abaixo. Em outras palavras, ele fixa a tinta com muita firmeza na mídia de impressão. Com a ciência do caminho, vamos dar uma olhada em quão boa é esta solução de impressão. E acredite em mim, não é apenas bom, mas realmente muito bom.

Preenchendo as lacunas de todas as outras tecnologias de jato de tinta


As tintas UV têm o potencial de cumprir a lista de desejos de todos os operadores de impressão.

Para começar, essas impressões podem ser usadas em ambientes internos e externos. Você pode produzir imagens em resoluções muito altas. As impressões UV também são extremamente robustas e precisam ser laminadas. Você pode usá-los direto da prensa. Além disso, não é necessário calor para secar as tintas.

Mas talvez a vantagem mais significativa das tintas UV seja que elas permitem que você imprima em praticamente qualquer material que desejar.

Vamos discutir brevemente cada um desses recursos.

As máquinas de tinta UV são verdadeiramente independentes de mídia


A mídia de impressão é fabricada com a compatibilidade de tinta em mente. Um fabricante pode tratar especialmente um determinado rolo de vinil para receber tintas solventes e ecossolventes. Mas este rolo não funcionará para uma impressora de tinta aquosa. Também não funcionará em uma impressora de látex se não puder suportar as temperaturas de cura muito altas dessa máquina.

Isso significa que uma gráfica precisa estocar uma variedade de rolos de mídia para uso com diferentes máquinas de jato de tinta. Na minha oficina, não tenho outra opção a não ser manter um estoque separado de cada tipo diferente de máquina.

E, obviamente, isso afeta meus resultados.

Mas uma impressora UV alivia esse problema específico.

As tintas UV secam ou endurecem instantaneamente ao entrar em contato com a mídia de impressão. Simplesmente não há tempo para as tintas líquidas escorrerem, escorrerem ou borrarem. Isso significa que as tintas UV podem ser impressas em praticamente qualquer substrato revestido ou não revestido que você possa imaginar.

As máquinas de impressão com tinta UV são verdadeiramente independentes de mídia.

Com isso, quero dizer que você pode alimentar praticamente qualquer tipo de papel ou plástico neles e ainda ter a garantia de uma boa impressão. As impressoras UV oferecem a liberdade de imprimir em vinil revestido ou não revestido, folhas de plástico cru, papel de seda fino, folhas de metal ou até mesmo um rolo de tecido comum.

Se ele pode ser carregado na máquina, você provavelmente pode imprimir nele!

As tintas UV são extremamente fortes


As tintas UV são resistentes a riscos e arranhões. Se você precisa de impressões em vinil para ambientes excepcionalmente severos, você faria bem em optar por esta tecnologia. Na verdade, você pode até esticar as impressões e as tintas vão esticar junto com a mídia, sem rachar.

Além disso, as tintas UV são altamente resistentes à chuva e à luz solar. Portanto, você não precisa laminar essas impressões para proteção adicional.

Ao eliminar esta etapa do processo de produção, as gráficas economizam muito tempo e dinheiro.

Um caso de uso de impressões UV seriam os vinis de veículos, onde as impressões ficam respingadas de lama e poeira diariamente. Essas impressões também são lavadas e secadas com bastante regularidade. O vinil impresso em UV suporta facilmente estes rigores diários. Simplesmente limpe a poeira e a lama e sua impressão ficará como nova.

As tintas UV não precisam de calor para secar


As impressoras de tinta UV não possuem aquecedores. Isso ocorre porque as tintas não evaporam no sentido tradicional da palavra. Eles são curados ao serem expostos aos raios UV. A ausência de aquecedores leva a uma economia considerável de energia durante o funcionamento das máquinas.

Benefícios adicionais da tecnologia de tinta exclusiva para UV
Um operador pode configurar impressoras UV com cores adicionais, como tinta transparente e tinta branca opaca. Isso abre novas linhas de produtos para o fornecedor de impressão, juntamente com novos fluxos de receita.

As máquinas UV também podem ser usadas para criar impressões com efeito de relevo e relevo.

Esses recursos adicionais não são possíveis em outros sistemas de tinta, como solventes ecológicos ou máquinas de látex no momento da redação deste artigo.

Então vamos continuar lendo, para saber mais.

Tinta branca é uma cor especial

Todas as tintas coloridas (CMYK) são transparentes por natureza. Imprima uma imagem em um filme transparente e você poderá ver através da área não impressa e impressa. Por exemplo, se houver uma imagem de uma modelo impressa em películas de vidro transparente você pode ver através do rosto dela, do outro lado.

Mas as tintas brancas são opacas.

Uma impressora de tinta UV configurada com tinta branca permite que você coloque uma camada opaca de branco logo abaixo do rosto do seu modelo. Agora você tem uma impressão de filme de vidro parcialmente opaca e parcialmente transparente.

A área da imagem, ou seja, o rosto, é opaca e você não pode ver através da mesma. A área sem imagem, ou seja, a área onde não há camadas de tintas, permanece transparente.

Essas impressões de aplicativos especiais (como impressões parcialmente opacas e parcialmente transparentes para divisórias de vidro) só podem ser criadas usando tintas brancas. Além disso, impressões multicamadas e impressão de filme reverso (onde a imagem e o adesivo estão na superfície frontal da impressão) também exigem o uso de tintas brancas.

Adesivos/licenças de estacionamento colados no interior dos pára-brisas dos carros são um exemplo de impressão de tinta reversa.

Para mais detalhes sobre tintas brancas, clique aqui para conferir nosso post bastante completo sobre o mesmo.

A tecnologia de tinta branca também está disponível com máquinas de solvente e látex. Mas até agora, eles falharam nessas máquinas por vários motivos. Portanto, se o proprietário de uma gráfica precisa de capacidade de impressão com tinta branca, as máquinas de impressão ultravioleta são sua melhor aposta.

Tintas transparentes como uma cor especial
Além do branco, as impressoras UV também podem ser configuradas com tintas claras/transparentes.

Tintas transparentes são usadas para criar um revestimento adicional sobre uma imagem CMYK normal. Além disso, esta camada pode ter um acabamento brilhante ou fosco. O operador da máquina de impressão agora pode usar esse recurso para criar impressões impressionantes que têm um efeito de relevo e relevo.

Na imagem acima, você verá que a tinta transparente é usada para dar um efeito de laminação pontual às impressões. A laminação pontual significa que apenas certas áreas da foto são revestidas.

Por exemplo, uma imagem pode ser totalmente fosca, exceto pelo logotipo da empresa que recebe um acabamento brilhante e brilhante. Além disso, este logotipo também é ligeiramente elevado e tem uma sensação em relevo.

Esse tipo de aplicativo especializado para destacar apenas determinadas áreas da imagem só pode ser fornecido pela tecnologia de tinta transparente.

A impressão UV pode ser usada para gerar tintas com efeito 3D elevado

As tintas UV não penetram ou percolam no substrato em que são depositadas.

Como as tintas secam instantaneamente ao entrar em contato com a mídia de impressão, elas não são absorvidas pela mesma. As tintas UV são deixadas em cima da superfície de impressão. Se você passar os dedos sobre uma impressão UV, você sentirá uma camada separada de tinta levemente saliente ou elevada da superfície da mídia base.

Os provedores de impressão usam essa propriedade para gerar impressões com efeito 3D em relevo. E eles usam uma técnica chamada ‘sobreimpressão’ para fazer isso.

Digamos que queremos dar um efeito em relevo apenas ao logotipo em um pôster grande. Para fazer isso, as cabeças de impressão passam repetidamente sobre o logotipo enquanto adicionam mais e mais camadas de tinta nesse local. Depois de um tempo, essas múltiplas camadas de tinta, cada uma depositada em cima da outra, se acumulam, para dar um efeito 3D em relevo à impressão.

Novamente, esta aplicação de efeito elevado não é possível usando qualquer outro sistema de tinta.

Uma opção de tintas UV rígidas e flexíveis
As tintas UV são compostas por uma mistura de monômeros e oligômeros. Esses produtos químicos reagem para formar uma molécula de polímero/plástico que ajuda na ligação da tinta ao substrato. Agora, os químicos podem ajustar a formulação para tornar as tintas flexíveis ou rígidas.

E isso leva a uma aplicação muito fascinante – impressão em leito plano.

Além das máquinas rolo a rolo, como as descritas acima, as gráficas hoje podem reproduzir imagens diretamente em objetos planos e rígidos.

Imagine poder imprimir diretamente em uma placa de vidro, um bloco de madeira ou até mesmo uma cerâmica que você pode instalar em seu banheiro. A tecnologia de impressão plana permite esse processo e abre novas e interessantes aplicações, especialmente no segmento de decoração de interiores para residências e escritórios.

Voltando à nossa formulação de tintas, já sabemos que as tintas UV são flexíveis. Tanto que você pode até esticar a impressão sem que as tintas quebrem. Essa elasticidade também é parte da razão pela qual as tintas UV são tão fortes.

Mas se você precisa imprimir diretamente em um substrato rígido (como vidro ou madeira), além de as tintas serem duras como pedra, você também precisa que elas tenham uma ligação poderosa com a superfície abaixo. Essa forte adesão garantirá que as tintas não descasquem.

Assim, os fornecedores de tintas oferecem tintas UV em dois sabores:

Tintas flexíveis para aplicações de impressão rolo a rolo e
Tintas rígidas para trabalhos de impressão de mesa
A HP Látex também oferece um modelo de impressão plana. Mas atualmente, as impressoras UV têm a maior parte neste segmento e oferecem a solução mais estável para o mesmo.

Temos um post bem detalhado sobre impressão de mesa plana que você pode querer conferir clicando aqui.

Tintas UV – Um ponto de vista técnico

Química

  • As tintas UV possuem uma mistura bastante complexa de polímeros, oligômeros, pigmentos e fotoiniciadores.
  • Essas tintas reagem a um determinado comprimento de onda de luz – ultravioleta.
  • Quando expostas a luzes UV, as tintas são instantaneamente curadas/endurecidas.
  • As tintas UV são amigas do ambiente.
  • As tintas UV são inodoras e podem ser usadas em locais internos e externos.
  • Você não precisa de nenhum sistema de exaustão ou filtragem de ar especializado na sala de impressão.

Vida da impressão

  • As tintas UV são incrivelmente robustas. Entre todas as tintas discutidas neste post, as impressões com tinta UV são as mais fortes.
  • Essas tintas não desbotam mesmo sob luz solar intensa.
  • A água da chuva também não afeta essas impressões.
  • Além disso, as tintas UV são resistentes a riscos e arranhões.
  • Eles não requerem revestimento protetor de sobrelaminados.
  • Isso torna as impressões com tinta UV ideais para aplicações externas, como marcas de veículos, sinais de trânsito e sinais de segurança.


Qualidade da imagem

  • As impressoras de tinta UV podem reproduzir pontos tão pequenos quanto 5 picolitros.
  • Este é um tamanho de ponto minúsculo e pode gerar imagens de qualidade de impressão impressionante.
  • Isso torna a máquina ideal para gerar trabalhos com qualidade fotográfica para visualização em close-up.


Custos de entrada

  • As máquinas UV podem imprimir na maioria das superfícies.
  • Desde que a mídia seja plana, não tenha vincos ou rugas e possa ser colocada dentro da impressora, você pode gerar uma imagem na mesma.
  • Como não há dependência de mídia ou requisitos obrigatórios de mídia, os custos de entrada não são um fator que precisa ser considerado durante a execução desta máquina.
  • As tintas UV são significativamente mais caras do que suas contrapartes ecossolventes. Mas a par, ou marginalmente mais caro do que as tintas de látex.
  • Certos substratos, como vidro e cerâmica, exigem tratamentos adicionais, como revestimento de primer e aquecimento.
  • E esses custos precisam ser orçados durante a execução desses trabalhos.


Facilidade de uso da máquina

  • Executar uma impressora UV no modo CMYK é o mesmo que operar uma máquina com solvente ecológico ou látex.
  • Mas você pode configurar uma máquina UV com recursos adicionais como tinta clara/transparente e tinta branca.
  • Esses recursos adicionais são acessíveis a um preço mais alto.
  • Mas eles também permitem aplicações premium como laminação pontual, impressões de efeito de relevo, impressões multicamadas, impressão de tinta reversa, filmes parcialmente opacos e parcialmente transparentes, etc.
  • E usar esses recursos requer um bom conhecimento sobre os processos de impressão.
  • Também é necessária a capacidade de trabalhar com software de design e criar arquivos com várias camadas.
  • Portanto, eu não recomendaria uma impressora UV com configurações avançadas para operadores iniciantes.
  • Se seu orçamento e escopo de negócios permitirem, primeiro ganhe experiência em um modelo regular de eco-solvente ou látex. E deixe a máquina UV ser sua segunda aquisição.
  • Manutenção: As cabeças de impressão também requerem manutenção regular, se não diária.
  • Não fazer isso pode levar ao entupimento do cabeçote de impressão e afetar a qualidade das impressões.

Gráfico mostrando a diferença entre várias tintas para jato de tinta


Aqui está um gráfico listando as principais diferenças entre as cinco tintas para jato de tinta listadas aqui. Use-o para determinar qual impressão a jato de tinta é mais adequada para seus propósitos…

(chart)

Conclusão – Como Escolher entre Tintas Solvente, Eco-solvente, Látex e UV?


Eu tentei destilar a maior parte do meu conhecimento e experiência de trabalho com impressoras jato de tinta de grande formato neste post. E eu sei que acabou sendo um pouco mais longo do que o pretendido.

Mas eu recomendo que você marque esta página e revise-a algumas vezes. Prometo que você obterá muitas informações sobre as vantagens (e desvantagens) de trabalhar com diferentes sistemas de tinta.

Para o usuário final/consumidor
Se você está no mercado procurando um trabalho de impressão, agora sabe que faz sentido economizar seu dinheiro e optar por uma impressão simples com solvente rígido se o mesmo for instalado ao ar livre e será visto à distância.

Alternativamente, você precisa optar por uma impressão com tinta eco-solvente ou látex para aplicações premium e visualização em close-up. E se sua foto tiver uma aplicação mais ou menos permanente, ou se você tiver trabalhos especiais, as tintas UV podem ajudar a atender às suas necessidades.

Para proprietários de lojas de impressão e potenciais compradores de máquinas
Sair para comprar uma impressora jato de tinta de grande formato para iniciar seu negócio pode se tornar bastante confuso. Existem dezenas de empresas e marcas por aí. E cada uma dessas empresas implementa diferentes tecnologias de tinta. Além disso, cada empresa lança seus próprios produtos como a única opção que você deve considerar.

Comecei meu negócio de impressão uma década e meia atrás. E eu gostaria que houvesse uma fonte imparcial de informações que pudesse me dizer tudo o que eu precisava saber sobre impressoras a jato de tinta de grande formato e deixar a decisão de “comprar” para mim.

Na verdade, esse pensamento me inspirou a colocar este post.

Para meus colegas donos de gráficas, recomendo que você determine primeiro que tipo de trabalho deseja gerar.

Se seus clientes exigem apenas painéis de grande porte (e de baixo custo), você precisa considerar uma máquina solvente de baixo custo. Você pode levantar capital extra e investir em uma máquina de impressão eco-solvente, látex ou até mesmo UV de última geração.

Mas o preço do seu produto final não será competitivo o suficiente para o mercado.

Quando se trata de impressão de alta resolução para aplicações comerciais, você realmente não pode errar com uma impressora eco-solvente ou látex. Ambos os modelos têm argumentos a favor e contra eles. Considere estes, e fazer uma escolha.

Alguns clientes finais também têm condições rígidas embutidas em seus negócios. Por exemplo, tenho muitos clientes corporativos que exigem o uso de tintas UV para seus trabalhos. Alternativamente, se eles estiverem convencidos de que o látex é uma tecnologia totalmente verde (não é), eles exigirão que você forneça apenas impressões com tinta látex para eles.

Todos esses fatores precisam ser levados em consideração quando você investe em uma máquina de impressão de grande formato.

Na verdade, comprar uma nova máquina de impressão a jato de tinta de grande formato para o seu negócio é um grande negócio. A decisão certa (ou errada) pode fazer (ou quebrar) seus fluxos de receita. Para esse fim, criei especialmente os dois posts a seguir para meus colegas proprietários de lojas de impressão.

E eles são uma leitura obrigatória absoluta antes de fazer o pedido de sua máquina.

  • 10 dicas para comprar uma impressora jato de tinta de grande formato
  • O que são impressoras jato de tinta de grande formato? Quais são os diferentes tipos de tintas que eles usam?

Finalmente, para terminar, você sabe que nós realmente gostamos de ouvir de você sobre as informações de impressão e as histórias que publicamos. Se você acha que eu perdi algum detalhe, ou há outras informações para adicionar aqui, eu adoraria saber sua opinião.

Então deixe-me saber o que você pensa sobre este post na seção de comentários abaixo

Continue Reading
You may also like...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Impressoras

To Top