Impressoras

10 dicas para ter em mente antes de comprar uma impressora de grande formato

Evite grandes armadilhas na compra de equipamentos de impressão comercial. Uma leitura obrigatória absoluta para empreendedores novos na indústria de impressão

Published on

Photo: Shutterstock
2 of 2Next
Use your ← → (arrow) keys to browse

A impressão a jato de tinta de grande formato é um negócio lucrativo. Existem muitas indústrias e indivíduos que precisam de impressões de grande formato. As aplicações para impressão a jato de tinta são infinitas e esta procura traduz-se numa excelente oportunidade de negócio.

Mas entrar neste negócio e fazê-lo funcionar com sucesso, não é fácil. Existe uma barreira de conhecimento que restringe a concorrência no setor de impressão a jato de tinta. Você precisa de conhecimento especializado para administrar uma gráfica. E esse conhecimento especializado levará a uma maior lucratividade.

Não me entenda mal. Eu não afirmo que administrar um negócio de impressão seja ciência complexa, mas requer algum nível de experiência e know-how.

Não se pode simplesmente entrar, jogar grandes somas de dinheiro em um equipamento enorme e tecnologicamente avançado e esperar obter lucro desde o primeiro dia.

Pode-se cometer uma tonelada de erros no meu negócio. Alguns deles, muito, muito caros. Dificilmente existe um tipo de impressora que não quebrou ou falhou.

O proprietário de uma gráfica digital, como qualquer outro negócio, precisa de vários conjuntos de habilidades. Ele precisa ser proficiente no uso de computadores, estar familiarizado com software de design, ter cabeça para marketing e contas, e não vamos esquecer do RH.

Mas o verdadeiro herói de um escritório de impressão é obviamente a máquina de impressão de grande formato e os aplicativos que você pode executar. Você precisa ter a capacidade de tirar o máximo proveito de seu maior investimento de capital.

Portanto, se você está planejando entrar no negócio de impressão digital, não posso enfatizar o quão importante é investir na máquina de impressão a jato de tinta certa.

Existem dezenas de grandes marcas por aí vendendo uma variedade de impressoras com base em diferentes tecnologias. Faça a escolha errada entre esta vasta seleção, e há uma boa chance de que seu negócio em desenvolvimento falir antes mesmo de ter a chance de decolar.

Eu realmente não quero te assustar. Como eu disse na primeira linha deste post, a impressão a jato de tinta de grande formato é um negócio lucrativo. Jogue bem suas cartas e em breve sua maior preocupação será sobre qual destino escolher, para suas terceiras férias anuais 🙂

Mesmo empresas grandes e bem estabelecidas sofreram ao fazer o investimento errado de capital em máquinas. E é por isso que elaborei este post para destacar as armadilhas ao tomar uma decisão de compra sobre os jatos de tinta de grande formato, mais adequados ao seu negócio.

Três isenções de responsabilidade primeiro. Se você está lendo este post, significa que está procurando conselhos sobre como comprar o tipo certo de máquina de impressão para o seu negócio. Então vou fazer as seguintes suposições:

1. Você já sabe o que é a tecnologia de impressão a jato de tinta e tem uma boa compreensão de como essas máquinas funcionam.

2. Estou assumindo que você está ciente das diferentes químicas de tinta usadas por diferentes impressoras. As propriedades das tintas determinam o uso final e as aplicações que você poderá atender em sua gráfica.

Preciso repetir isso porque sinto que esse fato é importante e muitas vezes ignorado pelos compradores iniciantes de impressoras a jato de tinta de nível de produção.

Diferentes tintas têm diferentes pontos fortes e limitações. Com base em seus pontos fortes, uma impressora de nível de produção é adequada para determinadas aplicações comerciais. Mas não existe um único modelo de impressora que possa atender a todas as aplicações de impressão de grande formato existentes.

Suponhamos, por exemplo, que você compre uma impressora a jato de tinta cujas impressões são classificadas para uso interno. Você obviamente não pode usar esta máquina para imprimir painéis e banners ao ar livre. Por outro lado, uma enorme impressora de painéis obviamente não pode ser usada para gerar adesivos de vinil do tamanho de um polegar.

As tintas para jato de tinta estão disponíveis principalmente em 5 tipos diferentes:

  1. Tintas aquosas
  2. Tintas solventes
  3. Tintas ecossolventes
  4. Tintas látex
  5. Tintas UV / Ultra Violeta.

Se você precisar se lembrar das vantagens, limitações e diferenças técnicas dessas tintas, leia este post aqui.

3. Finalmente, este post não analisa nenhum modelo de impressora específico. Ele tenta fazer algo melhor…

Ele lista parâmetros importantes com os quais você pode avaliar todas as máquinas de impressão de grande formato diante de seus olhos. Também adicionei algumas dicas sobre a impressão para negócios em geral.

 Aqui está uma lista das 10 dicas abordadas neste post, as explicações de cada uma delas vem a seguir:

  1. Calcule o custo real de imprimir um trabalho na máquina de impressão que você planeja comprar
  2. Preste atenção às impressoras com recursos aprimorados
  3. Verifique se as soluções de alimentação de tinta a granel de terceiros estão disponíveis
  4. Custo de manutenção e substituição da cabeça de impressão
  5. Verifique se os engenheiros e a equipe de suporte estão prontamente disponíveis
  6. Cuidado com o exagero de marketing em torno das impressoras a jato de tinta industriais
  7. Siga a “Regra dos Dez”
  8. Certifique-se de que você tenha o equipamento de acabamento no lugar
  9. Reúna conhecimento de softwares de design
  10. Entenda o mercado em que você estará entrando. Fazer Pesquisa e Análise de Mercado.

1. Calcule o custo real de imprimir um trabalho na máquina de impressão que você planeja comprar

Uma impressora jato de tinta de grande formato é um grande investimento de capital. Você estará trabalhando com este ativo nos próximos anos. E assim, acertar seu orçamento é talvez a coisa mais importante que você pode fazer, antes de se comprometer com o projeto.

Já vi tantos proprietários de gráficas tomarem uma decisão de compra com base em apenas duas considerações…

  • O custo da máquina.
  • O custo de funcionamento da máquina. Com isso, estou me referindo aos custos de consumíveis, como tintas e peças de reposição, que precisam ser trocados periodicamente
    Mas seus cálculos de ROI (retorno do investimento) serão muito distorcidos se você não levar em consideração muitas despesas secundárias/ocultas associadas a um projeto de gráfica. Além do custo de sua impressora a jato de tinta e seus custos de funcionamento, você também precisa levar em consideração as seguintes despesas em seu orçamento:
  • O custo dos fundos. Mesmo que a máquina seja financiada com dinheiro do seu próprio bolso, você precisa adicionar um valor de juros bancários em seus cálculos.
  • O custo da energia elétrica necessária para operar a impressora. Isso pode se tornar significativo em algumas máquinas. Especialmente os equipados com aquecedores internos. Sua conta mensal de energia afetará seus resultados.
  • O custo da energia de backup. Se o fornecimento de energia em seu local de operação for irregular, a instalação de um no-break e dezenas de baterias se torna obrigatória. Um UPS protegerá os componentes elétricos sensíveis de seu equipamento de impressão de última geração.
  • Adicione o aluguel mensal à sua planilha de custos. Mesmo que você seja o dono do lugar.
  • O salário mensal dos operadores é outra despesa que você precisa contabilizar. Isso ocorre porque você precisa de funcionários qualificados ou, no mínimo, semiqualificados para operar as máquinas.
  • Seguro de quebra de máquina: Talvez a maior despesa na gestão de uma gráfica sejam as contingências que ninguém pode prever. Mas confie em mim. M*** acontece. Máquinas quebram.
  • Os cabeçotes de impressão estragam e precisam ser jogados fora. Placas de circuito e PCBs se fundem ou até queimam. E o custo do reparo ou, por Deus, não, substituir essas peças é altíssimo. Já vi fornecedores de impressão escravizados em suas máquinas por um ano para obter lucro. E então, aparentemente do nada, uma parte importante da máquina explode e eles voltam à estaca zero. Portanto, compre um seguro de máquina e fique tranquilo.
  • Orçamento para software de design. Seus clientes compartilharão arquivos em vários formatos. Obviamente, você precisará comprar uma variedade de softwares de design (como CorelDraw, Photoshop, Adobe Illustrator, etc.) para processar esses trabalhos.
  • Você também precisa fazer um orçamento para ar condicionados, exaustores e sistemas de controle de ambiente, como desumidificadores. As impressoras a jato de tinta precisam de ambientes controlados para funcionar com eficiência. As cabeças de impressão falham em altas temperaturas. A poeira entope os trilhos e as engrenagens do carro da cabeça. Uma sala de impressão limpa e climatizada é uma necessidade absoluta para o funcionamento eficiente de seu equipamento sensível.
    Inclua todos os pontos acima em seu relatório de viabilidade do projeto. Então, e só então, você poderá chegar a um preço de venda significativo para seus produtos impressos.

2. Preste atenção às impressoras com recursos aprimorados

Procure uma impressora de grande formato que lhe permita entregar aplicações variadas aos seus clientes. No negócio de impressão, quanto mais mídia e substratos você puder imprimir, mais usos finais você poderá atender.

Cada impressora pode imprimir em grandes rolos de flex e vinil. E não se engane. Cartazes de vinil e banners flexíveis serão uma grande parte do seu faturamento anual.

Mas o mercado de outdoors e impressões internas está fortemente saturado. As margens desses produtos são muito pequenas. Sua gráfica precisa se diferenciar dos concorrentes agregando valor aos nossos serviços.

Portanto, quando você estiver olhando para marcas de impressoras em potencial, concentre-se em modelos e tecnologias que tenham recursos aprimorados.

Por exemplo, as empresas Roland, Mimaki e HP têm impressoras de grande formato de alta resolução. Mas eles também têm variantes que oferecem capacidade de impressão e corte (kiss-cut) para as máquinas.

As impressoras UV são capazes de imprimir em substratos não revestidos. Isso significa que armado com esta máquina, você pode oferecer impressões em mídias exóticas como couro, tecido, folhas de metal, papéis de parede personalizados, cortinas, persianas de parede, etc.

  • Algumas impressoras de grande formato podem ser equipadas com tintas adicionais além da configuração CMYK padrão. As tintas brancas ajudam na produção de belos filmes de vidro. Tintas claras/transparentes são usadas para imprimir adesivos de qualidade premium com efeito de relevo 3D.
  • A funcionalidade adicional no mesmo equipamento definitivamente o torna mais competitivo e o ajuda a acessar novos fluxos de receita. Mas essa funcionalidade também tem um custo adicional.

As tintas UV são significativamente mais caras do que as tintas aquosas e solventes. As máquinas de impressão e corte custam quase o dobro do preço de suas concorrentes apenas de impressão.

Quanto de um prêmio a pagar, para os lucros potenciais que vêm de trabalhos especializados, é uma decisão que cada proprietário terá que fazer individualmente.

3. Verifique se as soluções de alimentação de tinta a granel de terceiros estão disponíveis

O maior custo na operação de um carro é obviamente a gasolina que ele consome. Da mesma forma, o dinheiro que você paga pelas tintas com as quais sua impressora funciona afetará seus resultados e também determinará o quão competitivo você é no mercado.

Cada impressora recomenda uma determinada marca de tintas para uso com sua máquina. E a maioria dos fabricantes de impressão também fabrica as tintas.

Por exemplo, a HP afirma que suas impressoras são projetadas para funcionar melhor com tintas HP. Da mesma forma, Roland, Canon, Mutoh, Mimaki e todas as principais marcas de fabricantes de impressoras também vendem suas próprias formulações de tinta para uso em suas máquinas.

As tintas originais vêm em um cartucho de tinta que se encaixa na máquina. E à medida que a tinta acaba, você precisa comprar um novo cartucho da empresa-mãe para substituir o antigo.

Cada cartucho também é equipado com um chip especial para combater a duplicação. A impressora inicializa somente após a leitura do chip instalado no cartucho original fornecido pelo fabricante.

Mas existem muitas empresas que fabricam apenas tintas. Além disso, essas tintas são compatíveis para uso com a maioria das principais marcas de impressoras de grande formato. As tintas são alimentadas nas máquinas por meio de alimentadores especializados que ignoram inteiramente os cartuchos dos fabricantes originais.

Mais importante, (e é aqui que as coisas ficam interessantes) as soluções de tinta de terceiros estão disponíveis por uma fração do custo que você paga pelos cartuchos de tinta originais adquiridos de fornecedores OEM. (Fornecedores de Equipamentos Originais)

Portanto, uma das perguntas mais importantes que você precisa fazer ao fabricante da impressora é se a máquina dele aceitará alimentadores de tinta de terceiros. Lembre-se, uma resposta negativa afetará significativamente suas margens de lucro.

Alguns fabricantes de impressoras anulam a garantia de suas máquinas se descobrirem que tintas de terceiros foram usadas nas mesmas. Portanto, você precisa buscar clareza sobre essa questão também antes de tomar sua decisão de compra.

3. Custo de manutenção e substituição do cabeçote de impressão

Talvez o componente mais caro em sua impressora de grande formato seja o cabeçote de impressão. Uma máquina com 4 cores (CMYK) pode estar equipada com 4 cabeças de impressão – uma para cada cor. Máquinas de maior capacidade possuem 8 cabeças, duas para cada cor e assim por diante.

Agora, as cabeças de impressão têm centenas de bicos microscópicos. As tintas saem desses bicos. Mas muitas vezes, esses bicos começam a emperrar ou falhar. E quando isso acontece, a qualidade de impressão da máquina se deteriora seriamente.

Diferentes máquinas requerem diferentes níveis de manutenção. Na maioria das impressoras aquosas, com as tintas feitas de água, tudo o que você precisa fazer é limpar os bicos com um pano úmido.

As impressoras de tinta solvente, por outro lado, precisam ser continuamente mergulhadas em solvente para evitar que sequem. As máquinas UV são mantidas constantemente ligadas. As tintas estão sempre circulando pelos sistemas de tinta porque existe o perigo de secarem.

Portanto, ao comprar uma impressora industrial, verifique primeiro o custo de cada cabeçote de impressão.

5. Verifique se os técnicos e a equipe de suporte estão prontamente disponíveis

O melhor equipamento do mundo torna-se uma peça de metal inútil quando quebra e não há ninguém por perto para consertá-lo.

As impressoras jato de tinta de grande formato são máquinas complexas. As impressoras vendidas até mesmo pelas marcas mais conhecidas quebram ocasionalmente. E você precisará que os técnicos da empresa venham até você e resolvam o problema.

Seu trabalho neste cenário é minimizar o tempo de inatividade da máquina e a conseqüente perda de produtividade.

Portanto, verifique com seu fornecedor de impressão se técnicos qualificados estão prontamente disponíveis para ajudá-lo, em seu momento de necessidade.

A maioria das grandes marcas de impressoras como HP, Canon, Roland, etc. tem seus próprios escritórios e centros de serviço autorizados em vários locais. Mas se o fabricante da sua impressora não tiver uma equipe de suporte adequada, não compre a máquina dele.

6. Cuidado com o exagero de marketing em torno das impressoras industriais.

Os vendedores são geralmente muito entusiasmados com seus produtos. Eles tendem a exagerar sua marca. E eu não os culpo. Esses caras estão, afinal, apenas fazendo seu trabalho. Mas alguns profissionais de marketing são francamente obscuros. E esses bandidos muitas vezes deturpam os produtos que estão vendendo. Eu encontrei caras de marketing que:

  • Exageram as capacidades da máquina
  • E não divulgam as deficiências da impressora
  • Minimizam ou até escondem os custos reais associados à impressora

Quando você está comprando uma máquina nova, é seu trabalho conversar com o maior número possível de vendedores. Eu até recomendo que você solicite demonstrações de máquinas dos representantes de marketing da empresa. Essas interações ajudarão você a pesar os prós de uma máquina de impressão em relação à outra.

Mas em todas essas reuniões de vendas, sugiro que você seja um pouco cínico.

Por exemplo, se o vendedor disser que sua máquina produz 100 pés quadrados em uma hora, anote uma velocidade de 80 em suas anotações. Se o custo das tintas for mostrado como R$.10 por metro quadrado, assuma R$15 em seus cálculos de lucratividade.

Os vendedores terão alguma lógica para respaldar suas declarações. Mas essa lógica tende a falhar muitas vezes, no mundo real. Tudo que eu quero é que você seja conservador em suas projeções.

Mantenha uma reserva antes de comprar uma máquina e você estará protegido contra surpresas rudes mais tarde.

Ofertas de período limitado

O vendedor que oferece “grandes descontos” apenas por um “período de tempo limitado” é talvez o truque mais antigo de todos.

As impressoras de grande formato, ao contrário do petróleo e do gás natural, não são recursos finitos. Impressoras novas e melhores estão sendo lançadas todos os dias.

Portanto, se houver um grande desconto em um determinado modelo, ele está lá para ficar e provavelmente não será revertido. Um desconto é uma coisa boa, mas o preço baixo não deve ser o único influenciador da sua decisão de “comprar”.

Na verdade, você deve se fazer perguntas como:

“Por que esse modelo está com tanta promoção?”
“Está saindo de linha?”
“Existe uma versão melhor sendo lançada?”
“Esta máquina tem alguma grande desvantagem?”

Siga a ‘Regra dos Dez’

Essa regra afirma que somente depois que um modelo de impressora for instalado com sucesso em dez outras gráficas, você pode compra-la.

As impressoras de grande formato estão em constante evolução. Novos recursos e capacidades são adicionados em cada versão. E os novos modelos de impressora geralmente são lançados com muito alarde. Mas tome cuidado para não se deixar levar por isso.

Assim como o software, novas iterações de impressoras digitais vêm com seu próprio conjunto de bugs e erros de design. Então espere um modelo se estabelecer e se provar no mercado. Obtenha comentários de outros usuários e só então coloque seu dinheiro na máquina.

8. Certifique-se de que você tenha o equipamento de acabamento no local

Nenhum homem é uma ilha. Da mesma forma, nenhuma impressora jato de tinta de grande formato é uma solução independente. Claro, a máquina gerará as impressões das quais sua empresa depende. Mas essas impressões “cruas” precisarão de algum acabamento antes de se tornarem um produto final que pode ser vendido no balcão.

Por exemplo, um forno irá assar sua pizza para você. Mas você ainda precisará de uma seção de embalagem e entrega para o seu cliente.

Da mesma forma, dependendo da aplicação final, existem muitas máquinas de acabamento de impressão disponíveis. E embora você não precise comprar cada uma delas, investir naquelas adequadas à sua configuração o tornará muito mais eficiente e competitivo.

Aqui está uma lista de alguns equipamentos auxiliares que você precisará para converter suas impressões brutas em produtos acabados:

Máquina de costura: painéis grandes não são impressos em uma única peça. Em vez disso, eles são compostos de vários blocos, todos unidos.

Máquina de laminação grande: As impressões em vinil precisam ser laminadas com uma camada protetora de filme na parte superior. Em palavras simples, laminar significa colar uma folha de plástico em cima de uma impressão existente.

Mesa de corte grande: Vamos supor que você tenha vários trabalhos de impressão de tamanhos variados. Para economizar custos de mídia, você então coloca esses vários trabalhos em um grande rolo de vinil de 1,5 metro.

Roteador CNC: Alguns trabalhos especializados precisam de placas rígidas para serem cortadas em vários formatos. Expositores de produtos e suportes de corte de forma especialmente são difíceis de terminar à mão. Um roteador de corte CNC ajuda muito, neste caso.

Mesa de alongamento: se você fornecer impressões em tela, seus clientes podem pedir para que sejam esticadas em um quadro também. Uma mesa de alongamento, equipada com grampos, etc. pode ser necessária para realizar um trabalho profissional.

Equipe de colagem e instalação do ponto final: Os usuários finais ou compradores de suas impressões muitas vezes solicitarão que as impressões sejam instaladas no local.

Alguns fornecedores de impressão optam por não se envolver em serviços de instalação de ponto final. Outras oferecem uma solução completa, desde a impressão até a instalação final. Se você optar por este último, sua organização obviamente precisará de uma equipe de colagem e instalação em espera.

9. Reunir Conhecimento de Softwares de Design

Um proprietário precisa trabalhar com uma variedade de formatos de arquivo. Os clientes fornecem ilustrações no Adobe Illustrator, CorelDraw, Photoshop e até mesmo no MS Office.

Você não precisa ser um artista ou proficiente em design para administrar um negócio de impressão paga. Mas você deve ter um conhecimento prático desses softwares de design. Há algumas coisas com as quais você precisa estar familiarizado, no mínimo:

Você precisa estar ciente de quais formatos de arquivo funcionam com qual software de design.
Você deve ser capaz de usar as ferramentas básicas de cada software para fazer pequenas correções, alterações e alterações de layout nos arquivos de seus clientes, se necessário.
A impressão de dados variáveis é um serviço de valor agregado fornecido pelas gráficas digitais. A maioria dos softwares de design possui módulos VDP integrados. A familiaridade com esses módulos o ajudará muito.

10. Entenda o mercado em que você entrará. Fazer Pesquisa e Análise de Mercado.

Todo negócio precisa ser estudado antes de investir nele. E assim, muito antes de fazer um adiantamento em sua impressora de grande formato, você precisa estudar o mercado em que vai entrar.

Aqui estão algumas áreas que você precisa pesquisar e dicas que irão ajudá-lo em sua análise.

Verifique quais marcas de máquinas de impressão são as mais populares. Se mais da metade dos provedores de impressão da cidade têm máquinas HP instaladas em suas instalações e apenas um minúsculo optou por, digamos, a marca de impressoras Roland, deve haver uma boa razão para o mesmo. Tente descobrir esse motivo.
Descubra qual tecnologia de tinta seus concorrentes estão usando. Se as impressoras existentes estão executando trabalhos em máquinas aquosas e solventes, isso significa que elas já estão atendendo à maior demanda por impressões internas e externas. Então vai ser difícil para um novato deixar uma marca aqui.
Mas a concorrência também fornece adesivos impressos e cortados? Quem está fornecendo os serviços especializados que só podem ser processados ​​em uma impressora UV? As respostas a essas perguntas o ajudarão a tomar uma decisão mais informada.

Alguns exemplos de trabalhos especiais que somente uma impressora UV poderia gerar são impressões em tinta branca para filmes de vidro, impressões em tinta transparente para laminação pontual ou impressões em mídia não convencional, como um rolo de couro para aplicações em móveis. A demanda por empregos especializados obviamente será menor do que a dos empregos convencionais. Mas a rentabilidade do mesmo será sempre muito maior.

Portanto, se seus estudos mostrarem que não há muitas máquinas UV ou de impressão e corte em sua cidade, isso se torna um nicho que você pode explorar.

Vá a feiras. As exposições são ótimas fontes de informação. Os expositores estão dispostos e, de fato, esperando para transmitir conhecimento inestimável sobre suas máquinas. Você também terá uma ideia das últimas tendências do setor.

Continue fazendo perguntas. As respostas esclarecerão muitas dúvidas e ajudarão você a obter insights sobre a indústria de impressão.

Não hesite em olhar as impressoras mais caras e tecnologicamente avançadas. Você pode ou não ter fundos para comprar este equipamento, não importa.

Você obterá uma melhor compreensão das vantagens que essas impressoras de última geração oferecem. Você pode procurar o mesmo em modelos de baixo custo que se encaixam no seu orçamento. É como dizer que só tenho dinheiro para comprar um Toyota. Mas isso não me impede de conferir as características legais de uma Ferrari.

Saia e compre impressões (mesmo que não precise) de outros fornecedores de impressão. E não faça isso online. Visite os locais físicos de onde as gráficas operam. Afinal, esses fornecedores serão seus futuros concorrentes. Portanto, faz sentido verificar sua infraestrutura, pontos fortes e deficiências, se houver.
Fale com os donos das maiores gráficas da sua cidade. Não tenha medo de pedir conselhos. No máximo, você será dispensado. E, na melhor das hipóteses, você ganhará pérolas inestimáveis ​​de sabedoria acionável.


Uma decisão de compra de uma vida


Espero que essas 10 dicas para comprar uma impressora comercial o ajudem em sua busca. Eles são baseados em minha própria experiência na indústria de impressão e nos desafios que enfrentei ao tomar decisões de compra.

E se essas dicas o afastarem das armadilhas do setor, se ajudarem a gerar lucro, considerarei meus esforços bem recompensados. Esteja confiante, familiarize-se com este guia para comprar uma impressora jato de tinta de grande formato e comece a trabalhar!

Deixe-me saber o que você pensa. Adicione seus próprios insights e deixe-me saber qual máquina você finalmente comprou. Abraços e tudo de bom para sua nova empreitada.

2 of 2Next
Use your ← → (arrow) keys to browse

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile