A impressão a jato de tinta de grande formato é um negócio lucrativo. Existem muitas indústrias e indivíduos que precisam de impressões de grande formato. As aplicações para impressão a jato de tinta são infinitas e esta procura traduz-se numa excelente oportunidade de negócio.
Mas entrar neste negócio e fazê-lo funcionar com sucesso, não é fácil. Existe uma barreira de conhecimento que restringe a concorrência no setor de impressão a jato de tinta. Você precisa de conhecimento especializado para administrar uma gráfica. E esse conhecimento especializado levará a uma maior lucratividade.
Não me entenda mal. Eu não afirmo que administrar um negócio de impressão seja ciência complexa, mas requer algum nível de experiência e know-how.
Não se pode simplesmente entrar, jogar grandes somas de dinheiro em um equipamento enorme e tecnologicamente avançado e esperar obter lucro desde o primeiro dia.
Pode-se cometer uma tonelada de erros no meu negócio. Alguns deles, muito, muito caros. Dificilmente existe um tipo de impressora que não quebrou ou falhou.
O proprietário de uma gráfica digital, como qualquer outro negócio, precisa de vários conjuntos de habilidades. Ele precisa ser proficiente no uso de computadores, estar familiarizado com software de design, ter cabeça para marketing e contas, e não vamos esquecer do RH.
Mas o verdadeiro herói de um escritório de impressão é obviamente a máquina de impressão de grande formato e os aplicativos que você pode executar. Você precisa ter a capacidade de tirar o máximo proveito de seu maior investimento de capital.
Portanto, se você está planejando entrar no negócio de impressão digital, não posso enfatizar o quão importante é investir na máquina de impressão a jato de tinta certa.
Existem dezenas de grandes marcas por aí vendendo uma variedade de impressoras com base em diferentes tecnologias. Faça a escolha errada entre esta vasta seleção, e há uma boa chance de que seu negócio em desenvolvimento falir antes mesmo de ter a chance de decolar.
Eu realmente não quero te assustar. Como eu disse na primeira linha deste post, a impressão a jato de tinta de grande formato é um negócio lucrativo. Jogue bem suas cartas e em breve sua maior preocupação será sobre qual destino escolher, para suas terceiras férias anuais 🙂
Mesmo empresas grandes e bem estabelecidas sofreram ao fazer o investimento errado de capital em máquinas. E é por isso que elaborei este post para destacar as armadilhas ao tomar uma decisão de compra sobre os jatos de tinta de grande formato, mais adequados ao seu negócio.
Três isenções de responsabilidade primeiro. Se você está lendo este post, significa que está procurando conselhos sobre como comprar o tipo certo de máquina de impressão para o seu negócio. Então vou fazer as seguintes suposições:
1. Você já sabe o que é a tecnologia de impressão a jato de tinta e tem uma boa compreensão de como essas máquinas funcionam.
2. Estou assumindo que você está ciente das diferentes químicas de tinta usadas por diferentes impressoras. As propriedades das tintas determinam o uso final e as aplicações que você poderá atender em sua gráfica.
Preciso repetir isso porque sinto que esse fato é importante e muitas vezes ignorado pelos compradores iniciantes de impressoras a jato de tinta de nível de produção.
Diferentes tintas têm diferentes pontos fortes e limitações. Com base em seus pontos fortes, uma impressora de nível de produção é adequada para determinadas aplicações comerciais. Mas não existe um único modelo de impressora que possa atender a todas as aplicações de impressão de grande formato existentes.
Suponhamos, por exemplo, que você compre uma impressora a jato de tinta cujas impressões são classificadas para uso interno. Você obviamente não pode usar esta máquina para imprimir painéis e banners ao ar livre. Por outro lado, uma enorme impressora de painéis obviamente não pode ser usada para gerar adesivos de vinil do tamanho de um polegar.
As tintas para jato de tinta estão disponíveis principalmente em 5 tipos diferentes:
- Tintas aquosas
- Tintas solventes
- Tintas ecossolventes
- Tintas látex
- Tintas UV / Ultra Violeta.
Se você precisar se lembrar das vantagens, limitações e diferenças técnicas dessas tintas, leia este post aqui.
3. Finalmente, este post não analisa nenhum modelo de impressora específico. Ele tenta fazer algo melhor…
Ele lista parâmetros importantes com os quais você pode avaliar todas as máquinas de impressão de grande formato diante de seus olhos. Também adicionei algumas dicas sobre a impressão para negócios em geral.
Aqui está uma lista das 10 dicas abordadas neste post, as explicações de cada uma delas vem a seguir:
- Calcule o custo real de imprimir um trabalho na máquina de impressão que você planeja comprar
- Preste atenção às impressoras com recursos aprimorados
- Verifique se as soluções de alimentação de tinta a granel de terceiros estão disponíveis
- Custo de manutenção e substituição da cabeça de impressão
- Verifique se os engenheiros e a equipe de suporte estão prontamente disponíveis
- Cuidado com o exagero de marketing em torno das impressoras a jato de tinta industriais
- Siga a “Regra dos Dez”
- Certifique-se de que você tenha o equipamento de acabamento no lugar
- Reúna conhecimento de softwares de design
- Entenda o mercado em que você estará entrando. Fazer Pesquisa e Análise de Mercado.